Definições

Desidratação:  É o que acontece quando você sente sede. Se, ao correr, você não está sentindo sede, a menos que você tenha algum grave problema que bloqueie a sensação de sede, você não está desidratado. Fonte desta definição: Waterlogged, de Tim Noakes. Leia mais sobre o assunto no post: Beba água somente quando tiver sede.

Recorde pessoal: Recorde pessoal é o menor tempo que um corredor faz numa prova de rua aferida de uma distância padrão (5Km, 10Km, 15Km, 10 milhas, Meia-Maratona, Maratona, entre outras). Os recordes pessoais são relativos à distância, à idade do corredor quando fez o tempo e ao uso ou não de calçados. Leia mais em O Que é Um Recorde Pessoal?


Corrida descalça: correr sem absolutamente nada nos pés.

Corredor descalço: Um corredor descalço é alguém que sempre corre descalço. Não é possível dizer que alguém "é" um corredor descalço se esta pessoa eventualmente corre usando calçados.  

Corredor minimalista: um corredor que eventualmente corre descalço (isto é, pratica a corrida descalça), eventualmente corre usando calçados ultra-minimalistas, minimalistas, reduzidos ou de competição.  Alguns destes corredores nunca correm efetivamente descalços. Obviamente nesta categoria existem as mais diferentes gradações. Alguns chegam a fazer 90% dos seus treinos descalços e participam de provas calçando, no máximo, calçados ultra-minimalistas, ficando bem próximo de corredores descalços. Outros usam calçados minimalistas em treinos e calçados de competição em provas.


As definições abaixo foram obtidas do site Corrida Natural em 01/05/2013:

Calçado Ultra-minimalista: é o que possui todas as características definidas neste post: drop zero, flexibilidade, forma larga, quase nada ou nenhum amretecimento e não ter suporte media.

Calçado Minimalista: aquele que possui a maioria das características definidas na postagem citada acima.

Calçado Reduzido: Tênis que tem algumas das características que definem o tênis como minimalista.

Calçado de Competição: Apesar de terem baixa espessura e serem leves, tem como característica a forma estreita e, em alguns casos, pouca flexibilidade.




Exemplos:

Corredor descalço: Ken Bob Saxton
Corredor minimalista:  Leonardo Liporati, Barefoot Ted, Josh, Mark Cucuzzella.

2 comentários:

  1. Gosto da definição que o Barefoot Rick dá de si mesmo:
    "a recovering shod runner".
    http://sports.dir.groups.yahoo.com/group/RunningBarefoot/message/12580

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário! Não uso verificação de palavras.