segunda-feira, 29 de abril de 2013

Próximas provas

No dia 12 de maio devo participar desta prova:

CORRIDA DE RUA SÃO JOSÉ DOS PINHAIS - 1ª Etapa
Ainda dá para se inscrever. Não está cara. Já me disseram que a prova será ótima. E o Samuel Cardeal Goulart, Chefe de Divisão de Eventos Populares da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEMEL) de São José dos Pinhais me disse que o percurso foi aferido. Isto é, tem exatos 10Km. A prova tem também opção para 5Km.

Corri em São José dos Pinhais ano passado e gostei muito. O asfalto do percurso estava bem novo, em sua maior parte.

Antes disso, no próximo domingo (5 de maio) devo participar da Corrida Unidos pela Vida - Rebouças. As inscrições já foram encerradas. É um percurso ótimo, bem plano (pros padrões de Curitiba). Tem evento no facebook. Uma vantagem é que será por uma boa causa: ajudar o Hospital Pequeno Príncipe, uma excelente instituição (hospital e centro de pesquisa em pediatria) daqui de Curitiba.



O percurso da Corrida do Rebouças é o mesmo do ano passado, que foi aferido. Foi lá que bati meu recorde pessoal nos 10K em provas aferidas. E o pessoal da Procorrer só organiza prova aferida. Portanto, se você bater recorde pessoal, vale!

Após esta prova, acontecerá um rápido encontro do Dia Internacional da Corrida Descalça.




domingo, 28 de abril de 2013

Etapa Copel do Circuito Corridas Rústicas das Indústrias 2013

Hoje participei da Etapa Copel do Circuito Corridas Rústicas das Indústrias 2013.

O primeiro destaque da prova foi a altimetria. Olhe o gráfico abaixo em forma de "W":

Altimetria da Etapa Copel do Circuito Corridas Rústicas das Indústrias 2013.

E observem que entre o ponto mínimo e o ponto máximo há uma diferença de 76 metros!


Leia também: 
Dia Internacional da Corrida Descalça 2013 em Curitiba

O segundo destaque da prova foi a quantidade de inscritos. As inscrições acabaram antes do fim do prazo. Por esta razão muitos não conseguiram se inscrever. Muitos corredores estavam lá, num frio relativo de uns 15 graus, no belo local que é a Associação Copel (Copel é a empresa de energia elétrica do Paraná). Segundo o Adilson Pereira, que estava nesta mesma corrida no ano passado, foi aproximadamente 3 vezes o público de 2012. Acho que isto é um sinal de que as corridas em Curitiba estão crescendo, principalmente as que não são tão caras. Para algumas pessoas, a corrida de hoje custou R$ 23,90.

O percurso é bem rústico mesmo. Não é tão bonito, pois é uma região em parte industrial. É quase uma corrida Cross Country, como a de que participei na semana passada. Talvez a única diferença é que hoje foram só 9,9Km. O percurso pode ser visto abaixo. A primeira imagem é do Linha de Chegada, a partir do registro que fiz com meu celular com GPS:


A segunda imagem (clique na imagem para ver maior) foi fornecida pela organização da prova:



O percurso é cheio de ruas não pavimentadas. Portanto, para correr descalço esta prova tem que ser muito, mas muito ninja mesmo (talvez o Arnoldo Boson Boson consiga). Fui com uma huarache de 10mm de espessura. A ideia era justamente testar a adequação dela para provas neste estilo. Deu certo. Não senti nenhuma pedra (diferente do que aconteceu na prova da semana passada). Não é o ideal; 10mm é espesso demais para o meu gosto. Mas para este percurso era o jeito.


Minhas parciais de ritmo podem ser vistas abaixo, registradas pelo RunKeeper. Dá pra ver claramente que nas descidas eu acelerava e nas subidas diminuía. Normal.


Atenção: as parciais acima não são precisas pois (1) GPS não é preciso e (2) sempre inicio o GPS antes da largada e vou caminhando/trotando até o tapete de largada.

Desta vez não controlei os batimentos cardíacos. Só fui observando e sentindo. A média ao longo da prova foi de 170! Sabendo que meus batimentos máximos são 187, é mais de 90% do máximo. O pico de BPM foi 184, pois em nenhum momento dei todo o meu gás. Talvez faça isso no próximo domingo, mas hoje não queria fazer isso.

Meu tempo (cronometrado por mim) foi de 51 minutos e 35 segundos, para aproximadamente 9,9Km. Fiquei satisfeito. Objetivo cumprido.

Alguns fatos tristes na corirda de hoje: uma corredora que se acidentou. Um corredor que teve pertences do seu carro roubados. Acho que foi a cadeirinha de criança e o som. Ele tinha deixado o carro numa subida que vai para a COPEL (do lado de fora da COPEL). Soube também de um corredor que caiu de uma ponte, mas não tenho os detalhes.


Um dos pontos positivos da prova foi ver a atleta guia Tamy Cecy acompanhando o Fernando Tenório (leia sobre eles aqui). Segundo a Tamy, as descidas desta prova tornaram a prova ainda mais difícil para ela e para o Fernando. Parabéns, Tamy e Fernando!


Encontrei vários amigos antes e depois da corrida. Não vou conseguir lembrar de todos os nomes. Perdoem-me se esqueci alguém. Aqui vão os nomes de que me lembro: Marcos, Cátia, Edson, Sergio, Annie, Cleia, Glacymar, Dayse, Tamy, Fernando, Ademir.

Como ainda não tenho foto desta prova, abaixo vai uma foto da prova da semana passada:

Corrida Cross Country em 20/04/2013


Próxima prova: Corrida do Rebouças, no domingo que vem!

sábado, 27 de abril de 2013

Dia Internacional da Corrida Descalça 2013 em Curitiba



Neste ano o Dia Internacional da Corrida Descalça acontece no domingo, 5 de maio de 2013.

Aqui em Curitiba, por diversas razões, teremos duas atividades.




No sábado, 4 de maio, às 8h30, teremos um encontro no Parque Barigui. O local de encontro será este, o mesmo do ano passado. A ideia deste encontro é discutir as vantagens e desvantagens de correr descalço e com calçados minimalistas, entre outras questões. Depois da conversa, sairemos para um trotinho (1 a 2 Km) no Parque. Calçados e descalços são todos bem-vindos!

No domingo, 5 de maio, haverá a tradicional Corrida do Rebouças, da qual participarei correndo os 10Km. A ideia é promover outro encontro logo após a chegada, por volta de 8h30, em frente ao Estádio do Paraná Clube, no estacionamento.

Se você tiver interesse em participar, inscreva-se postand um comentário aí embaixo.

PS: Em São Paulo, o Sérgio Rocha do site Corrida Natural também vai organizar um encontro 9h30.

PS (30/04/2013): Recebi a mensagem abaixo da TJ, presidente da Barefoot Runners Society. Isto significa que o evento em Curitiba é parte oficial da programação do IBRD 2013.


Hi Adolfo,
Thank you for adding an IBRD event for Brazil.  We are pleased to have you all join us.  Be sure to take lots of pictures to share with us, as I plan on putting together a post IBRD report.
I have added your event to the main IBRD Events Listing here:  http://www.thebarefootrunners.org/pages/ibrd_local_events_listing/
I have also added your event to the IBRD Events Graphic on our main Facebook page here: https://www.facebook.com/BarefootRunnersSociety
Which then I shared that same graphic with our Twitter followers here: https://twitter.com/barefootrunsoc
I hope all this will help to get the word out to increase your attendance.  Next year, if you would like to take part again, please contact us sooner, so we can help publicize it for you longer.
Thanks again!
TJ

sábado, 20 de abril de 2013

1ª etapa do Circuito Paranaense de Corrida Cross Country 2013



Participei hoje (20/04/2013) da 1ª etapa do Circuito Paranaense de Corrida Cross Country 2013. O circuito é organizado pela Naventura.


Medalha da 1ª etapa do Circuito Paranaense de Corrida Cross Country 2013

Número de peito da 1ª etapa do Circuito Paranaense de Corrida Cross Country 2013



Boa prova. Percurso difícil, mas não muito (veja os dados de altimetria e o percurso abaixo, gerados pelo Linha de Chegada). O sol estava relativamente forte mas não atrapalhou.

Altimetria da 1ª etapa do Circuito Paranaense de Corrida Cross Country 2013

Percurso da 1ª etapa do Circuito Paranaense de Corrida Cross Country 2013


Um grande grupo dos Amigos da Corrida de Curitiba (incluindo membros do Positivo Run) estava lá.

Do grupo, a Vivian Dombrowski (assessorada pela V8) ficou em 2o. lugar e a Jô Bertoja ficou em quinto. Como tive que sair logo que a prova acabou, não vi o resultado entre os homens.

Um dos pontos altos da prova: ter encontrado o Glacymar Rodrigues, da Trainer Assessoria (animado como sempre) no meio do caminho.

Foi minha segunda prova Cross Country; a primeira de 12Km. Fiz os 12Km em 1:09:12. Não sei ainda minha colocação geral ou na categoria. Mas não deve ter sido muito boa. Deve ter sido no terceiro quartil. PS: Saiu o resultado. Fiquei em 35 entre 49, portanto terceiro quartil. Mesmo assim, fui 5o. na Faixa Etária M-40-44.

Nesta prova decidi correr a no máximo 90% da minha frequência cardíaca máxima (FCM). Minha FCM é 187, portanto 90% disto é 168. Quando o monitor cardíaco apontava que eu tinha passado de 168 batimentos por minuto, eu desacelarava. Apenas a partir do km 11 foi que deixei isso de lado e dei todo o gás no último quilômetro. A média dos batimentos foi 166 com pico de 187. Não tenho um gráfico completo da frequência cardíaca, apenas este aqui com dados somente até o minuto 50 (dados aqui)


Observe que os batimentos começaram baixos porque não aqueci bem antes da prova.

Tenho gráfico pace x altimetria (gerados pelo Runkeeper) e velocidade, gerado pelo Linha de Chegada (ver abaixo).



Ritmo cai nas subidas.







Gostei principalmente do ritmo (ver figura abaixo), bem regular ao longo da prova. Terminei a prova com bastante gás, para meus padrões. Mantendo a frequência cardíaca, é normal desacelerar nas subidas e acelerar nas descidas.

Melhor ritmo: km final, mesmo com subida de 29m. Pior ritmo: km 5, por conta de subida de 37m.


Com relação à alimentação pré-prova, deu bastante certo. Comi um bom almoço por volta de 12h30 e tomei um whey com full cream por volta de 13h00. Nada de água ou gel ou qualquer carboidrato durante a prova. Uma fatia de melancia e 2 tâmaras secas logo depois da prova. E água, claro.

Nos pés, uma huarache marrom de 6mm. Às vezes eu tinha que desviar das pedras. Em um momento ou outro doeu, mas os pés estão 100% agora.

Abaixo, fotos do local da prova, antes da largada:









quinta-feira, 11 de abril de 2013

320 horas e sem tempo (para escrever no blog)

Ultimamente ando bem sem tempo para escrever aqui no blog.

Participei de 3 corridas (batendo inclusive um recorde), vários bons treinos e não escrevi nada aqui!

Mas tenho que interromper o jejum pelo menos para dizer que conseguimos completar as 320 horas em homenagem a Curitiba!



Leia lá no blog Corridas do Luizz.

Receba as postagens deste blog por email