domingo, 21 de outubro de 2012

Minha experiência com o Método Maffetone até agora

Desde 05/09/2012 tenho usado o Método Maffetone nos meus treinos de corrida (o Método Maffetone está explicado neste link) e estou bastante satisfeito.

O método consiste em, numa primeira fase (aproximadamente 4 meses), fazer quase todos os treinos dentro da faixa de batimentos cardíacos entre (170-idade) e (180-idade). No meu caso, 130-140.

E o que acontece se, durante o treino, a pulsação passar de 140? Eu desacelero. Se necessário, até caminho (isto só acontece, atualmente, em subidas bem íngremes).

E se a pulsação cair abaixo de 130? Acelero. Acontece quando eu me distraio e começo a pensar nas questões da vida...


A cada mês é aconselhável fazer um teste MAF. Fiz o meu primeiro Teste MAF em  
18/10/2012  com os seguintes resultados:
Aquecimento (FC média 131): 10:08.
1a volta: 9:22.5.
2a volta: 9:17.1.
3a. volta: 9:35.
Nas 3 voltas: FC média de 138.
Cada volta tem aproximadamente uma milha (1609m).

Neste teste foi estranho ter melhorado o tempo na segunda volta. E foi relativamente difícil manter-me na Zona Maffetone durante as duas primeiras voltas. Às vezes subia demais, às vezes descia demais.

Um problema é que durante as voltas apareceram ovelhas, militares, etc. o que impediu um percurso regular sempre. Mas o maior problema mesmo são as pequenas subidas e descidas do percurso.

De 05/09/2012 até hoje, apenas em três ocasiões corri acima da Zona Maffetone: na Meia Maratona Noturna de Curitiba (22/09), Corrida da Caixa (30/09), MRC 2012 (13/10). Pretendo me manter agora sem fazer provas até 18/11/2012.



4 comentários:

  1. Achei interessante o método, acho que já tinha lido algo a respeito, mas não sobre o método todo.
    Quantos meses você já utiliza?
    Abraço professor!
    Diego
    www.correrparacrer.wordpress.com

    ResponderExcluir
  2. Olá Diego,

    1 mês e meio apenas. Mesmo assim, fiz três provas. O recomendado é não fazer provas por 4 meses. Mas acho que não atrapalhou tanto.

    E estou seguindo uma dieta próxima do que o Maffetone recomenda. Tudo está descrito no livro dele:
    The Big Book of Endurance and Health.
    http://www.powells.com/biblio/95-9781123100587-0

    Adolfo

    ResponderExcluir
  3. Prof. Adolfo quantos dias na semana, nestes 4 meses, deve-se treinar utilizando o método Maffetone quando o objetivo é correr uma maratona? Qual quilometragem semanal? Teria como postar uma planilha sugestiva? Poderia também postar a dieta do Prof. Maffetone? Excelente conteúdo do seu Blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Arlindo,

      Na minha mais recente maratona eu usei as planilhas do Dr. Mark Cucuzzella que estão aqui: http://pt365.militarytimes.com/tag/mark-cucuzzella/

      Eu fiz 4-6 dias por semana, aproximadamente 1 hora cada treino.

      A dieta do Maffetone é basicamente uma dieta paleo. Veja o que é uma dieta paleo aqui: http://www.lowcarb-paleo.com.br/

      Obrigado!

      Excluir

Deixe seu comentário! Não uso verificação de palavras.