quarta-feira, 22 de junho de 2016

5K é a corrida ideal?

Recentemente apareceu um texto (num site do Nate Silver que às vezes faz previsões bem furadas) argumentando que a melhor distância para corridas são os 5 quilômetros. O texto foi escrito por Christie Aschwanden.

Segundo ela, os 5K (e não a maratona) é a corrida ideal pois:

  1. É possível correr bem rápido os 5K.
  2. Os talentos naturais de várias pessoas são mais na direção de potência e de velocidade do que de resistência.
  3. Vários estudos sugerem que a distância que normalmente se percorre em treinos para provas de 5K (16 a 50 Km por semana) são as mais adequadas para quem quer obter saúde e boa forma. Quando se percorre mais distância, os benefícios diminuem e podem até desaparecer.
  4. Treinar para 5K pode fornecer mais recompensa relativa ao esforço dispendido do que treinar para a uma maratona.
  5. Correndo menor quilometragem por semana diminui o risco de lesões.
  6. Treinar seriamente para provas de 5K pode melhorar sua boa forma (fitness). E treinar seriamente significa incluir treinos curtos e intervalados de alta intensidade (HIIT).
  7. Treinar para provas de 5K não atrapalha sua vida familiar como treinar para maratonas.
  8. Provas de 5K são mais baratas.
  9. Se você vai mal numa prova de 5K, pode tentar novamente na semana seguinte. Você pode correr uma prova por semana.


Meu comentário abaixo foi publicado em  https://blogrecorrido.com/2016/06/20/leituras-de-2a-feira-93/comment-page-1/#comment-7741 que comentou o texto. Tem outros comentários bem interessantes lá.

Interessante é que tenho gostado dos 5Km mas por razões bem diferentes das suas ou da Christie Aschwanden (do 538). Já fiz prova de 5Km sem dignidade, isto é, me esforçando demais, respirando a maior parte do tempo pela boca, terminando acabado. Em alguns casos fiquei doente depois da prova.  Hoje minha ideia é fazer provas com dignidade, num ritmo mais lento do que antigamente, mas terminando bem. Como isso provavelmente vai me fazer terminar a prova em 30 a 35 minutos, e sempre me aqueço antes das provas (10-15 minutos) e desaqueço (5-10 minutos), uma prova de 5Km é mais do que suficiente para me testar.  



Eu acrescento que, além dos pontos 1-9 acima, os corredores devem incluir outros tipos de movimentação na sua rotina: MovNat, Parkour, Lutas, etc. Se a pessoa faz isso, trabalha e tem família, fica difícil treinar mais do que 50Km por semana. Sendo assim, 5Km ou até mesmo uma milha são distâncias melhores para o corredor amador.


segunda-feira, 20 de junho de 2016

Frio, Chuva e Exercícios

Tem estado muito frio em Curitiba. Bem, frio para os padrões de Curitiba no outono (pelo menos desde que eu cheguei aqui em 2008) e mais ainda para os padrões do Brasil (Curitiba é provavelmente a capital com clima mais frio no Brasil).

Previsão do tempo em Curitiba a partir de 20/06/2016

O inverno começa hoje. Como o clima afeta minha rotina de exercícios? Complica bastante. Por exemplo, quando está muito frio e estou voltando do trabalho, estou cheio de agasalhos. Fica mais complicado fazer corrida-transporte de volta para casa. Tenho que começar agasalhado e aos poucos ir colocando os agasalhos na mochila, que fica mais pesada. E, quando chego em casa, já estou suado. Ficar suado no frio não é tão agradável, pois o suor esfria.

E como afetameus treinos de Parkour/Movimento Natural? Quando chove, os obstáculos/aparelhos ao ar livre que uso ficam escorregadios e aumenta o risco de quedas e machucados. E não é agradável sair para treinar no frio.

Aparelhos ao Ar Livre

Mas o pior mesmo foi que com o frio fiquei gripado. Tive febre, tosse e bastante secreção. Começou nesta sexta (17/06). Hoje (20/06) já estou melhor mas ainda sem querer arriscar correr nem mesmo os 3,7Km do trabalho até em casa.


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