terça-feira, 15 de dezembro de 2015

To Be & To Last: Documentário sobre Parkour

Assisti ontem este ótimo documentário. A autora ganhou uma bolsa para estudar os diversos usos de Parkour e outros tipos de movimentação natural na reabilitação e na movimentação de pessoas com dificuldades (amputados, idosos, obesos, cadeirantes, etc.).

Enfim, não é aquele Parkour "radical" que vemos no Youtube de jovens se arriscando. É um Parkour mais adequado a pessoas como eu. Em um momento aparece na tela o termo  "Low impact Parkour" (Parkour de baixo impacto).

É um documentário que te inspira a tentar aprender Parkour, pois poucos de nós temos dificuldades maiores do que as pessoas que aparecem no vídeo.

Uma das pessoas mais conhecidas no mundo do Parkour, Julie Angel, que fez até doutorado sobre Parkour (a tese virou livro e DVD) e mantém um grupo sobre pesquisa em Parkour no Facebook, aparece no filme. Ela é a criadora do vídeo Movement of Three, mencionado em Natural Born Heroes.

Destaque também para as cenas em que aparecem algumas pessoas com calçados minimalistas. Praticar Parkour com calçados minimalistas ou descalço me parece muito importantes nos movimentos de Parkour que exigem sentir onde o pé está localizado. E acho que ajuda também a evitar dar pancada (em paredes, no chão) com a parte inferior do corpo.


Cena do documentário em que aparecem calçados minimalistas.



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário! Não uso verificação de palavras.