sábado, 27 de setembro de 2014

Vídeos para Corredores

No Youtube você pode encontrar vários vídeos excelentes para corredores.

O meu favorito talvez seja este. Assista e entenda o porquê:

Principles of Natural Running, com o Dr. Mark Cucuzzella 

 



Outro muito bom é este aqui:

Learn the skill of running with VIVOBAREFOOT, com Lee Saxby 



Depois colocarei mais vídeos aqui no blog e neste canal, principalmente aqueles que tratam de forma de corrida e de treinamento de força (musculação).

O André Cruz  (96pes.net) de vez em quando acha uns bem legais. Este aqui achei muito útil para que os corredores (geralmente fracos, como eu) façam musculação (no estilo "slow weights" do Maffetone, em 6 repetições a 80% e com 3 minutos de descanso):

Bodyweight and Calisthenics Basic Exercises and Routines - Full Body Workout!


E, por último, este aqui com o Sock Doc:
MovNat Workout: Exercise Skills & Endurance Combo - Dr. Steve Gangemi

terça-feira, 23 de setembro de 2014

Prêmios por categoria, Medalhas e Camisetas nas Corridas da Região do Triângulo da Carolina do Norte

Comentários que postei no blog Recorrido, do Danilo Balu, no post De prêmio por categoria, Medalhas e Camisetas:

Nas provas em que tenho participado e/ou acompanhado aqui nos EUA, na região do Triângulo (Raleigh, Durham e Chapel Hill) da Carolina do Norte, a situação foi a seguinte:
– Medalha só em meia-maratona e maratona. Ganhei 3 até agora (das nove em que participei http://www2.dainf.ct.utfpr.edu.br/Members/adolfo/atividades/esportes/race-results) sendo que uma foi por ter sido o primeiro na faixa etária. Então, na prática, foram só duas, as das meias maratonas.
– Camiseta: algumas provas deram, outras não. Mas a maioria dá sim, se você se inscreve com antecedência. Como em algumas eu me inscrevi no dia, não ganhei camiseta. Das 9 provas, 8 tinham camiseta. E só duas de tecido tecnológico. O resto era de algodão mesmo.
– Premiação por categoria tem aqui sim. Mas o valor geralmente é irrisório. Das que fiz, quase nunca foi dinheiro. Em geral era um vale-compras (o que significa que você vai acabar gastando para usar). Eu consegui ganhar 2 prêmios no valor total de 35 dólares. Eu gostei, mas prefiro que não tenha essa premiação.

Mais outras coisas sobre a região do Triângulo da Carolina do Norte (e que provavelmente se repetem em outras partes dos EUA):
– Em algumas provas tem a opção “competitivo” e “não competitivo”. Isto é, alguns correm com chip e número de peito (e concorrem aos prêmios por categoria), outros só com número de peito. Em alguns casos as largadas foram em momentos diferentes. E, em alguns caso, o preço era o mesmo :) 
– Em algumas provas tinha até a opção correr sem sair de casa. Como o objetivo de muitas provas é ajudar instutições de caridade, você pode fazer sua doação mas não ir correr/andar.
– Muitas provas deixam bem claro que você pode correr ou andar. Até na meia-maratona que fiz neste sábado 20/09/2014 dava para terminar andando.
– Somente numa prova com mais de 10 mil participantes tinha guarda-volumes. No resto, você tinha que se virar ou deixar debaixo da mesa da organização.
– Aqui tem mais variedade de distâncias. Apesar de a maioria das provas ser de 5K, tem também 1 Milha, 5 Milhas, 8K, 10 milhas, e, claro, meia-maratona e maratona.
- Aqui muitas provas tem parte do percurso nas greenways, que são caminhos pavimentados no meio das árvores. São caminhos por onde não passam carros. Logo, usá-los não interrompe o trânsito. 62% da meia-maratona que corri no sábado (ver aqui http://bit.ly/1mL0x7R) foi em greenways. Aqui os trechos: http://bit.ly/1mL0Qj0  e http://bit.ly/1mL0NDD. Total: 13,2Km. E o resto do percurso não era em ruas muito movimentadas.
- Nem toda prova tem fotógrafos tirando fotos dos participantes. Das que tiram, algumas dão de graça. Outras cobram bem caro (30 reais a foto, por exemplo).


Kit da Race 13.1
Medalha da Race 13.1
Greenway que vai ser usada numa prova.

Aviso de uso da Greenway

sábado, 20 de setembro de 2014

The Magnificent Mile Race

Foi minha segunda prova de milha (UMA MILHA = 1.609m). A primeira no plano (a anterior tinha sido em descida).

Aconteceu neste domingo 14 de setembro, às 2 da tarde, em Raleigh.

Inicialmente, eu estava planejando sub-6 minutos. Mas, analisando meus tempos pelo McMillan Running, que previu 6:12 com base no meu melhor tempo de 5K, resolvi tentar apenas sub-6min30. Só que dava sim, pois devo ter feito algo entre 6:03 e 6:06. Pena que o sistema de cronometragem falhou comigo e mais outras pessoas e meu tempo deu 6:09 (o que dá um ritmo/pace de Sei que falhou pois larguei atrás e meu tempo bruto saiu igual ao tempo líquido.



Chegada



 Corrida de milha é complicada. Não dá pra perder tempo com nada. Perdi tempo com algumas coisas:
  • Larguei atrás demais e teve tráfego. O tráfego me atrapalhou bastante no primeiro quarto (aproximadamente 400m) de prova.
  • Ao largar, fiquei procurando o tapete de cronometragem no chão. Não tinha tapete. Era algo dos lados. Passei andando o primeiro metro (talvez mais). E demorei para apertar o botão de início no relógio.
  • Na chegada, demorei para dar o sprint final.

E no final eu cheguei sem ar, tossindo. Não é agradável...

Uma das únicas formas de se obter um percurso plano aqui em Raleigh é fazer uma prova curta. Mesmo assim o percurso era assim: primeiro quarto de prova em leve (bem leve) subida, dois quartos no plano, e parte final em descida (de volta ao ponto inicial).

No meio da prova tinha um cronômetro. Acho que quando passei estava aproximadamente 3:03. Como eu tinha largado de trás, ali me animei a tentar sub-6.

Lembro que demorei para dar o sprint final. Só me animei mesmo quando um senhor de 54 anos (pelo que vi na lista dos resultados) me passou. Ali vi que eu podia dar mais e acelerei. Mesmo assim não foi o suficiente para conseguir um sub-6.

Os resultados estão em http://www.precisionrace.com/magnificent-mile-race-results/

Novamente uma prova sem medalha. Pra mim não é problema.

Corri com meu Inov-8 Road-X-Extreme 138. Bem adequado para este tipo de prova. Dava pra correr descalço. E tinah um casal usando Vibram Five Fingers.

As fotos oficiais dos corredores na prova ainda não saíram Fotos oficiais aqui.

Fotos da largada que peguei do Facebook do Tyler Pake:






Abaixo algumas fotos que eu tirei:

Meu lanche pré-prova: iogurte integral com mel.

Vaga de Estacionamento onde fica o carro da prefeita

Vaga de Estacionamento onde fica o carro da prefeita

Inov-8 138








Demonstração de taekwondo


Tenda onde você pode ver os resultados logo depois da prova



Entrega dos kits (chip e camiseta apenas)



























 

Receba as postagens deste blog por email