terça-feira, 3 de junho de 2014

Gallowalk

escrevi sobre Gallowalk antes. Estou voltando ao assunto porque o Jeff Galloway esteve aqui em Raleigh (infelizmente não pude ir conhecê-lo) e decidi fazer alguns treinos usando o método Gallowalk.

A ideia do método é intercalar trechos de corrida com caminhada. Ele surgiu quando o Galloway estava treinando iniciantes que não conseguiam correr por muito tempo. E pode ser usado também por corredores experientes em treinos e provas. O Leonardo Liporati usa com sucesso em maratonas. Estou estudando a possibilidade de testar o método em uma meia-maratona.

Como usar o método? Uma sugestão simples é começar de alguma das linhas da tabela abaixo e ir subindo. Por exemplo, alguém bem iniciante começaria com 30 segundos de corrida ("run 30 sec" na última linha tabela) e 60 segundos de caminhada ("walk 60 sec"):


Aos poucos a pessoa vai aumentando a proporção. Ou faz algo parecido... Por exemplo, eu não gosto de 4 minutos de corrida + 35 segundos de caminhada. Acho o intervalo de caminhada muito curto. Então às vezes faço algo como 6  minutos e 51 segundos de corrida e 1 minuto da caminhada.

Às vezes uso a calculadora online (outro link) para que ela me sugira os intervalos para treinos e provas. Descobri hoje que o site do próprio Galloway também tem uma espécie de calculadora. O problema é que ela é baseada no tempo em que você consegue percorrer a distância de uma milha.

E é possível também fazer de forma aleatória. Nassim Taleb iria gostar. Ou não...

segunda-feira, 2 de junho de 2014

O que é um calçado minimalista?

Não existe uma definição oficial. Eu gosto desta definição do Sock Doc:

Altura (isto é, a distância entre onde o pé fica e o chão) inferior a 10mm, drop zero (isto é, sem diferença de altura entre o parte de trás, o meio e a parte da frente do tênis), sola sem amortecimento, sem controle de movimento e firme, e espaço suficiente para permitir seus dedos se moverem.

My definition of a minimalist shoe is one with less than 10mm stack height, zero-drop, a firm, motion-free and cushion-free midsole, and enough room to allow your toes to not be mashed together.
 Fonte: http://sock-doc.com/2013/11/minimalist-footwear-trend/

Todas as sandálias huarache da Xero Shoes satisfazem estes requisitos:

Xero Shoes Amuri Cloud


Dois tênis de corrida que conheço também satisfazem os requistos:

Inov-8 138


Merrell Vapor Glove

Quais mais? Não lembro. Claro que os Vibram Five Fingers são, em sua maioria (se não todos), minimalistas. Mas existem várias outras opções. Poucas à venda no Brasil, infelizmente.  

Entre os mais conhecidos como "minimalistas" que estão à venda no Brasil, Nike Free e Skechers Go Bionic (posso estar enganado quanto a este da Skechers), não satisfazem esta definição.





 

Receba as postagens deste blog por email