segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

8o. Revezamento Entre Parques (2014) - Fotos

Chegada no Parque Tanguá









O tênis que me deu bolha (por estar sem meia): Saucony Grid Type A5

Equipe Papaléguas - Positivo Run









Prefeito Gustavo Fruet entregando prêmios








quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

10ª Corrida Noturna Unimed Curitiba

Esta foi minha terceira Corrida Noturna Unimed Curitiba (participei em 2011 e 2012). E a primeira prova do ano. É uma das provas mais tradicionais de Curitiba. Está na sua 10a. edição. Uma das vantagens pra mim é que esta corrida acontece relativamente perto da minha casa.

Em 2011 esta foi minha primeira prova de 10K descalço.
Em 2012 eu estava bem preparado mas alguns dias antes da prova tive excesso de trabalho (aulas noturnas na Especialização), desisti de ir forte e fui bem tranquilo.

Este ano, como foi minha primeira prova no ano, com apenas 3 semanas de treino no ano, usei a prova para fazer uma experiência. Programei o monitor cardíaco para apitar assim que a frequência chegasse a 170 (aproximadamente 90% da minha frequência cardíaca máxima). Por que isso? Porque eu não queria "correr para a morte", isto é, não queria dar o meu máximo com tão pouco tempo de treinamento. Além do mais, o percurso da corrida da Unimed é difícil, bem complicado pra conseguir um recorde pessoal.



Foto da Vivo Esportes. Eu sou o de laranja.

Fiquei satisfeito com a experiência. Em alguns momentos (nas subidas) a FC passou de 170. Nestes momentos segurei e aos poucos ela desceu. No final, a média ficou em 167 e o pico em 176. Bem abaixo dos 180 e 187 da Corrida de Pinhais no fim de 2013. Tempo final: 48:32. Bem satisfatório. Ah, e fui de Newton MV2. Não quis arriscar pisar em algo no escuro.

No fim da prova encontrei o Juscelino Oliveira, que havia terminado de completar sua 224a. prova descalço.  Até tirei uma foto com o mestre:

Eu e Juscelino Oliveira

Também encontrei no fim da prova o Luiz Souza. Conversamos um pouco, fui à barraca da G5 (lá encontrei também o Anderson e a Hilma) e lá ele me entregou o kit que ganhei no sorteio do Ranking Amigos do Luizz. Obrigado aos patrocinadores do blog do Luizz: Cadarlastic e Phoenix Suplementos. E principalmente ao Luizz que mantém uma dedicação admirável ao seu blog.

Gostei bastante da organização da prova. É uma prova lotada. O único jeito de correr forte desde o início é largando lá na frente e para isso é preciso chegar meia hora antes no local da largada e ficar esperando. Mas nenhuma corrida no Brasil tem largada organizada por ritmo, não é esta aqui que vai ter, não é?

A camiseta do evento é ótima. O preço, pra quem é cliente Unimed, foi de 30 reais. O kit vinha com um frango desfiado da Vapza que custa uns 20 reais no supermercado. 

Também gostei do evento no Facebook. Quase todo dia tinha novidade (e até hoje ainda estão postando coisas). E até responderam uma pergunta minha sobre a aferição e a distância. A prova dos 10K foi aferida e tinha exatos 10 quilômetros. Já a prova dos 5K tinha 4.730m.


Outros relatos:

Fotos do evento no site da Vivo Esportes e também nos álbums da Unimed Curitiba no Facebook. Este aqui é o IV.

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Assessorias no Parque Barigui

Em Curitiba temos um parque, o Parque Barigui, que é provavelmente o mais frequentado da cidade. Ele é ótimo. Relativamente limpo e seguro. Tem uma pista maior de aproximadamente 5,5 Km, uma menor de 3,2Km e tem também espaços para fazer musculação, piquenique, e até um trecho que é envolto por mato:

Parque Barigui - trecho do "mato" :)


Quando comecei a correr, quase 3 anos atrás, já haviam muitas assessorias organizando seus treinos por lá.

Mas fiquei assustado com a quantidade muito maior de assessorias quando fui treinar lá neste sábado.

Pedi ajuda aos meus amigos do Grupo Papaléguas e identificamos pelo menos 17 assessorias que realizam seus treinos lá:

1. V8
2. Trainer
3. HP Sports
4. Webtreino
5. Quarentões
6. BPM
7. CIA RUNNERS (DA ACADEMIA CIA ATLETICA)
8. 4RUN
9. CARBONO
10. ARS
11. Maxxyma
12. Sesi
13. Coritiba Running.
14. Connect.
15. G5
16. MTS

17. Studio Náreu (contribuição do Luizz Souza)

É muito, não é?

Segundo o Nelson Evencio, retuitado pelo Danilo Balu aqui,  no Parque do Ibirapuera em São Paulo são SESSENTA!

Como a população de São Paulo é quase 10 vezes maior, de certa forma Curitiba está na frente :) Mas claro que esse número isolado não significa nada. O fato é que tem cada vez mais gente treinando corrida, em assessorias, em grupos ou por conta própria (meu caso).

A propósito, eu tenho uma página com uma lista contendo alguns grupos de Corrida, assessorias, treinadores aqui em Curitiba e região. Não está 100% atualizada (fica até difícil com tanto crescimento) mas tem bastante coisa.

Uma nota rápida: Parece que BCAA não serve pra nada pra quem corre...

Outra nota rápida: Curitiba vai ter 2 meias-maratonas este ano. A primeira será a Meia-Maratona Ecológica de Curitiba.



Foto que tirei durante a Barigui Race 2014, no último domingo.



sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Grupos no Facebook: "Running/Endurance Paleo Low Carb" e "Maffetone Brasil"

Duas sugestões de grupos no Facebook para quem corre e faz lowcarb/paleo.



Running/Endurance Paleo Low Carb https://www.facebook.com/groups/dplce/


Descrição por Estevao Borges Jorge em 12 de outubro de 2013:
"Grupo destinado a atletas seguidores da dieta low carb high fat, paleo, primal,cetogênica, e outras dietas com restrição de carbohidratos. Após observar que é crescente o número de atletas de corrida, ciclismo, natação, triathlon e outros esportes de ENDURANCE migrando para dietas de baixo carbohidrato e alta gordura(LOW CARB HIGH FAT), resolvemos criar esse grupo com objetivo de trocar informações, idéias, experiências sobre alimentação lowcarb em esportes de endurance. Atletas de força e velocidade são bem vindos também. Não importa se você for iniciante, intermediário, ou avançado, tenha liberdade em postar, tirar dúvidas, ou trazer informações. Seja bem vindo, pedimos apenas que tenha respeito, e trate os outros membros com gentileza."

Maffetone Brasil https://www.facebook.com/groups/maffetonebrasil/


"Grupo destinado a pessoas interessadas em conhecer e discutir a forma de treinamento de Phil Maffetone. Não restrito porém às ideias dele.  Ideias semelhantes (Sock Doc, Ben Greenfield, etc) e divergentes são bem vindas."

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Minha "planilha" para os primeiros meses de 2014

Não vou seguir nenhuma planilha. Minha ideia é a seguinte:
  • De segunda a sexta, treinar 4 ou 5 dias. Em cada dia da semana, treinar entre 45 minutos e 1h15minutos. Principalmente corrida, mas eventualmente musculação (em casa) e, muito raramente, ciclismo.
  • Nos sábados e domingos, treinar entre 1 e 4 horas. Quando tiver prova no domingo, descansar no sábado. E vice-versa.
A maioria dos treinos vai ser num ritmo moderado, de acordo com o sugerido por Maffetone. Provas, obviamente, não serão neste ritmo. Em alguns treinos tenho feito tiros bem curtos (50m no máximo) e não controlados. O Maffetone diz que não há problema se os tiros durarem menos de 7 segundos.

Quando estiver mais próximo de provas-alvo, como os 10K do Rebouças ou meias-maratonas e maratonas, talvez eu faça alguns treinos com tiros mais longos. E antes das provas-alvo sempre faço um polimento.

E a maioria dos treinos serão ou descalço ou de huaraches.

Bem, esta é minha ideia inicial. O que acham?

Receba as postagens deste blog por email