domingo, 7 de dezembro de 2014

Sobre a duração de calçados de corrida

Aqui vai minha opinião, de leigo e usuário, que fique claro, sobre a duração dos calçados (tênis) de corrida, inspirado por um tweet do Cassio Politi que foi comentado pelo Danilo Balu do Blog Recorrido.

Em primeiro lugar, acho bobagem dizer que tênis X ou Y dura 500 km ou 500 milhas ou 500 qualquer coisa. Como saber isso? Acho que é bobagem. Só um chute das empresas. A Xero Shoes, por exemplo, oferece garantia de 5 mil milhas (mais de 8 mil quilômetros)!

Minha regra principal é: se o tênis furou (e depende do furo)  ou se caiu alguma parte que não consigo colar, eu aposento. Dia desses o Sock Doc postou a foto de um tênis que ele estava aposentando. Estava todo gasto a ponto de abrir um buraco no solado. E olha que ele é um dos caras que mais entende de lesões de corrida no mundo. Procurei a foto no Facebook dele mas não achei. Vai abaixo uma foto do tênis ainda novo.


Inov-8 Road X-Treme 138





Eu tenho um desses e ainda esta bem novo. Quantas milhas já corri com ele (só corri milhas com ele pois ainda não voltei para o Brasil)? Não sei. Vou aposentar quando estragar.

Já tive que aposentar um New Balance Minimus Trail MT00 porque rasgou na parte de cima. E dois tênis da Mizuno (que comprei logo que comecei a correr) porque não corro com mais nada que tenha mais de 4mm de drop.

Aposentei também um tênis da Penalty (sim, da Penalty), que foi meu primeiro tênis de corrida depois que passei a correr de verdade, em 2011. A sola descolou e não achei que valia a pena colar, até porque nesta época já tinha aderido ao minimalismo.

Se algum fabricante fizer um tênis muito bom, mesmo que caro, e eu tiver como comprá-lo, eu vou comprar, sem me importar muito com a durabilidade. Mas ficar sugerindo que eu troque de tempos em tempos por conta do uso, eu não aceito.


Tradução: cala a boca e pega meu dinheiro.







Abaixo algumas fotos de hoje:


Parque Estadual William B. Umstead, Raleigh, NC









Produtos relacionados a corrida no Walmart



Touca da NC State University

Máscara + touca: aproximadamente 7 dólares.

Máscara + touca: aproximadamente 7 dólares.









2 comentários:

  1. Uso o tênis enquanto sinto ele confortável.
    Tenho tênis com mais de 600k que está legal, enquanto outro que corri 2 maratonas e rodei uns 450k, está perto da aposentadoria, pois começou a ficar desconfortável.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário! Não uso verificação de palavras.