segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Dicas Semanais do Sock Doc (Steve Gangemi)

O Danilo Balu divulgou no post de hoje do Blog Recorrido:

Um link excelente com dicas regulares do Steve Gangemi (Sock Doc). Ele pode parecer muito radical para os não iniciados às suas ideias vanguardistas, mas vale sempre ser ouvido! Sempre! *ótima dica do Bruno Gelmi!

Algumas das dicas (que não são exatamente semanais):
  • É melhor ir para uma prova 10% subtreinado (undertrained) do que 1% sobretreinado (overtrained).
  • Chocolate, (com conteúdo de cacau de 80% or superior), é um ótimo lanche que é carregado de antioxidantes e gorduras saudáveis. Você pode também comprar manteiga de cacau para colocar no seu smoothie para adicionar algumas calorias de gordura saturada benéfica. Delicioso.
  • O aquecimento ideal para QUALQUER atividade é uma mistura de atividade aeróbica leve (baixa FC) combinada com movimentos naturais, dinâmicos. Tente fazer 10 minutos de caminhada/corrida leve com alguns agachamentos e exercícios de mobilidade do corpo (body mobility drills) misturados - NÃO alongamento.

Amma, um chocolate brasileiro com 85% de cacau. Fonte da foto: http://aventurasgastronomicas.com.br/chocolate/amma-chocolate-muito-amor

Dia desses ele (Danilo) até fez mais comentários sobre órteses, um dos temas favoritos do Steve Gangemi (que tive o prazer de conhecer pessoalmente e que gostaria de ir ao Brasil fazer um workshop - se você tiver interesse, entre em contato comigo, para que possamos organizar um grupo para trazê-lo).

Os comentários do Danilo Balu foram estes:

Usar órteses (ou então palmilhas) acontece até nas melhores famílias, até tenho amiga que usa. Na verdade tenho opinião firme: sou radicalmente contra. Deve haver quem realmente precise e essa turma eu sei que é uma minúscula minoria. Como diz um grande e inteligentíssimo amigo: pra quem só sabe usar martelo, todo problema é prego. Eu acho um tanto quanto curioso que toda pessoa que saia prescrevendo palmilha sempre tenha um parceiro comercial. Mas sabe como é, né? Ele é pôficional, não há conflito de interesse. Basicamente o dotô está dizendo que nem o Cara lá de cima nem milhões de anos de evolução talhando nosso aparelho locomotor fizeram o trabalho direito. Ele acha que um pedacinho de material sintético corrige tudo. Daí você coloca uns milímetros a mais de calço e ignora que tudo isso tem efeito em cascata numa cadeia de articulações. Você muda um e não combina a jogada com todo o resto do time. Sério, respeito mais aquele médico do SUS que prescreve anti-inflamatório pra tudo do que o profissional que prescreva palmilha com essa mesma naturalidade. Um é mal pago. O outro faz da órtese um filão bem rentável. E o atleta, que gosta de ter algo desenhado especialmente pra ele e atropela a lógica para ganhar segundos na pista, compra a ideia. E paga caro. Aqui um texto interessante no tema.

O texto que o Danilo menciona é Órteses são sempre necessárias?, do Steve Gangemi, traduzido pelo Hilton Sousa (do blog PaleoDiário, uma das melhores fontes de traduções de bons textos para o português).

Eu gostaria de traduzir quase tudo do Steve Gangemi mas sinceramente detesto tradução. Se eu fosse traduzir, começaria pelos princípios de treinamento (o primeiro já foi traduzido)

2 comentários:

  1. Adolfo, já acompanho seu blog a algum tempo. Já conhecia o Sock Doc mas não especificamente a série de postagens dos princípios de treinamento. Fuquei empolgado, gostei muito. Traduzi a primeira parte e coloquei num blog pessoal meu. Fique a vontade se quiser reproduzir ou até adaptar melhor (tentei adaptar o melhor possível, mas não achei nada pra adaptar o "you won’t be a star in the sack" :P. Segue o Link e valeu pela dica. Ops..pelas dicas.. http://paleoestilodevida.blogspot.com.br/2014/12/principios-do-treinamento-fisico-do.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabriel, isto é fantástico! Muito obrigado!
      Vou dar uma lida e se encontrar algo que precise ser mudado eu aviso.

      Excluir

Deixe seu comentário! Não uso verificação de palavras.