sexta-feira, 25 de julho de 2014

Sandálias Huarache da Xero Shoes

Eu tenho um par de sandálias huarache da Xero Shoes, pretas, com sola 4mm Connect. Quando eu comprei (em janeiro de 2012) a empresa Xero Shoes ainda se chamava Invisible Shoes (e isto está gravado em relevo nas sandálias). Com elas corri as Maratonas de Curitiba 2012 e 2013. Muitos treinos para a Maratona de Curitiba 2012 foram feitos com elas.

Análise em relação a algumas características:
  • Velocidade: para provas e treinos de velocidade este modelo da Xero Shoes não é tão bom. É meio estranho, eu não me sinto muito seguro em ir mais rápido com as Xero Shoes. Em pista ou asfalto bom, prefiro ir descalço. Em asfalto ruim, prefiro meu Inov-8 138. Em trilhas, prefiro algum minimalista de trilha (no momento estou sem nenhum mas já usei o New Balance Minimus Trail MT00).
  • Portabilidade:  por serem finas, são leves, fáceis de dobrar e levar no bolso. Isto é, você sai pra correr descalço e, caso encontre um terreno ruim, põe as huaraches e continua.
  • Durabilidade: após mais de dois anos, elas ainda estão como novas. Claro que um dos motivos é que eu não as uso em todos os treinos. Mas elas são bem duráveis mesmo. Se não me engano, a garantia é de mais de 8000 quilômetros.
  • Preço: são bem baratas nos EUA, quando comparadas aos tênis convencionais. No Brasil, incluindo frete e impostos, ficam relativamente caras. Dá pra fazer sua própria huarache comprando os materiais em lojas de calçados. Eu fiz, mas não ficou tão bom quanto as Xero Shoes.
  • Proteção: elas protegem bem do asfalto ruim, mas não de terrenos com muitas pedras. E (muito raramente) pedrinhas pequenas podem entrar e ficar entre seu pé e a sola de borracha.



Huaraches da Xero Shoes "enroladas". Fonte: Xero Shoes
.


Exemplo da Xero Shoes no pé.

A Xero Shoes já tem dois novos modelos de huarache. Basta dar uma olhada no site deles. Outro fabricante de huaraches é a Luna Sandals. Bastante conhecida entre os corredores minimalistas.

Se você quiser comprar huaraches feitas no Brasil, procure conhecer a marca Kobra. Não as tenho, nunca vi, mas quem viu disse que são boas. A diferença é que elas são bem mais espessas (13mm, o que eu acho alto demais para correr no asfalto).

2 comentários:

  1. Cultura inútil: que criou o logo da então Invisible Shoes fui eu! rs
    http://99designs.com.br/logo-design/contests/design-next-nike-swoosh-crocs-croc-51891/brief

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário! Não uso verificação de palavras.