sábado, 28 de novembro de 2009

Novidades no site do prof. Valdemar Setzer: lançamento de DVD

Acabo de ver no site do prof. Valdemar Setzer (IME-USP) uma novidade:

(Novo –18/11/09) Valdemar W. Setzer
DVD com longa palestra sobre o impacto dos meios eletrônicos em crianças e adolescentes, bem como entrevistas sobre esse assunto e sobre "Como desenvolver a criatividade" e "O que é a Antroposofia". Veja alguns detalhes no press release da editora.
DVD with a long lecture on electronic media and education and interviews on this subject and also on how to develop creativity and what is Anthroposophy in Portuguese)]
São Paulo: Editora Antroposófica, 2009, 349 pp.
Preço nas livrarias: R$ 35,00; pode ser encomendado pela Internet na editora.

Imperdível! Clique nos links para obter mais informações e adquirir pelo site da Editora Antroposófica.

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Final Brasileira da Maratona de Programação 2010

A final brasileira da Maratona de Programação 2010 acontecerá em Joinville-SC.

Será organizada pela competentíssima equipe do Departamento de Ciência da Computação da UDESC Joinville, coordenada pelo prof. Roberto Rosso Jr.

Leia abaixo email enviado para a lista de discussão da Maratona de Programação.


---------- Forwarded message ----------
From: Roberto Rosso Jr.
Date: 2009/11/27
Subject: [Maratona] Final Brasileira 2010

 

Car*s Maratonistas,

Como foi anunciado pelo Prof Carlos E. Ferreira durante a final 2009 em Campinas, a Final Brasileira 2010 será realizada pelo Departamento de Ciencia da Computacao da Universidade do Estado de Santa Catarina, Campus de Joinville.

Assim, é com satisfação que envio a tod*s o cartaz de divulgação da Final Brasileira 2010, da XV Maratona de Programação.


Prof. Roberto S. U. Rosso Jr., PhD
Professor Associado
Depto de Ciencia da Computacao
Universidade do Estado de Santa Catarina
Joinville - SC - Brazil
Tel: +55(47) 4009-7987
Fax: +55 (47) 4009-7940
e-mail: rosso AT joinville.udesc.br
Membro IEEE / Membro SBC


quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Amir Pnueli, Pioneer of Temporal Logic, Dies at 68

Amir Pnueli, Pioneer of Temporal Logic, Dies at 68
Published: November 14, 2009
Amir Pnueli, who turned a philosopher's explorations of time, logic and free will into a critical technique for verifying the reliability of computers, died on Nov. 2 in Manhattan. He was 68. (leia mais)

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Suely Vilela (reitora da USP) e o plágio

Caros leitores, algum de vocês pode achar que é uma coisa óbvia, mas acho importante falar: não dá para engolir a defesa que a reitora da USP, Suely Vilela, apresenta para as acusações de plágio que pairam sobre seu grupo de pesquisa, relatadas ontem em reportagem de Eduardo Geraque.

(...)

Qualquer cientista sabe que, em um estudo com número muito grande de autores, poucos são aqueles que escreveram mesmo algo ou atuaram efetivamente na pesquisa que originou ou trabalho. Muitos nomes entram por razões bem paroquiais e pouco "autorais", como empréstimo de material para experimentação, cessão de dados etc.

É comum até mesmo o etéreo "empréstimo de prestígio", quando se trata de um cientista mais conhecido. Um nome de fama no meio acadêmico abre muitas portas --sobretudo portas de revistas científicas cujos artigos são revisados por outros cientistas. E um cientista, como qualquer outro ser humano, é um animal político. Em troca de emprestar seu nome, o figurão engorda seus números de produtividade de artigos sem ter muito trabalho. Alguns cientistas acham isso errado, outros acham que faz parte do jogo. Tanto faz.

O problema é que essas particularidades do sistema de publicações científicas nunca são debatidas quando o que está em evidência é o mérito de um trabalho, e não sua desgraça. Se o plágio do referido estudo nunca tivesse sido descoberto, provavelmente o artigo serviria apenas para entrar na conta do cientista sênior, engordar os valores de suas bolsas de estudo e somar pontos em avaliações acadêmicas.

(...)

Leia mais em http://bit.ly/3cUcvG

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

CAPES aprova Mestrado Profissional em Computação Aplicada da UTFPR

Fonte: http://200.134.10.12/dainf/ExibeNoticias.php?noticia=34193&p_operacao=Ver

Foi publicada hoje no site da CAPES a seguinte notícia:

"A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC) divulga nesta quinta-feira, 12, os resultados da apreciação de propostas de cursos novos de 2009. As propostas foram analisadas e recomendadas durante a 113ª Reunião do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES), entre os dias 27 a 30 de outubro, em Brasília.

As fichas, com os pareceres das propostas recomendadas e das não recomendadas, encontram-se disponíveis às instituições proponentes na página eletrônica da Capes. Outras propostas ainda estão em processo de análise. Acesse aqui os resultados."


Clique no link resultados para ver a lista dos programas de pós-graduação aprovados pela CAPES.

Em breve serão divulgadas neste site e no site da UTFPR informações sobre o Processo Seletivo para Ingresso no Mestrado em Computação Aplicada da UTFPR.


quarta-feira, 11 de novembro de 2009

A Contracultura Matemática e o Espírito Libertário, por Ruy de Queiroz


9 de novembro de 2009 - Diz-se excêntrico, segundo o Houaiss, do "indivíduo que age ou pensa de maneira original, extravagante, fora dos padrões considerados normais ou comuns.

" O que dizer de um matemático que, após (1) resolver um dos problemas mais difíceis do milênio de forma reconhecidamente engenhosa e criativa, (2) publicar seus resultados em página da internet sem o devido "peso" de reconhecimento formal como é o caso de revistas científicas tradicionais, e (3) recusar os prêmios a que teria direito (uma Medalha Fields, o mais prestigioso prêmio a que um matemático pode aspirar, e uma premiação em dinheiro no valor de um milhão de dólares concedida por uma espécie de fundação sem fins lucrativos para o desenvolvimento da matemática), recusa ofertas de emprego como professor em algumas das melhores universidades do mundo (Princeton, Stanford)? Além de toda essa renúncia, esse indivíduo de capacidade intelectual privilegiada ainda declara que todas essas ofertas não passam de graves insultos, pois acredita que a monetização da realização é o pior dos insultos à matemática. Mais ainda, decide deixar a matemática, e, segundo se conta, continua vivendo com sua mãe na periferia de São Petersburgo. A bem da verdade, esse mesmo sujeito excêntrico já em 1996 havia se recusado a receber um prêmio para jovens matemáticos a ele concedido pela Sociedade Européia de Matemática.

Leia mais em http://www.investimentosenoticias.com.br/ultimas-noticias/artigos-especiais/a-contracultura-matematica-e-o-espirito-libertario.html


sexta-feira, 6 de novembro de 2009

UTFPR é representada na Maratona de Programação

Notícia no eCampus Curitiba, o Informativo online da UTFPR:

A competição é destinada a alunos de cursos de graduação e início de pós-graduação na área de Computação e afins (Ciência da Computação, Engenharia de Computação, Sistemas de Informação, Matemática, etc). Ela proporciona aos alunos incentivo à criatividade, capacidade de trabalho em equipe, busca de novas soluções de software e habilidade de resolver problemas sob pressão.

Quem coordena as atividades relativas à participação de alunos do Campus Curitiba é o Professor João Alberto Fabro, do DAINF. O campeonato é organizado mundialmente pela ACM (Association for Computing Machinery) americana.

A seletiva regional da maratona aconteceu no dia 19 de setembro de 2009, na Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Nessa, a UTFPR participou com quatro equipes e obteve os primeiro, 4º, 5º e 9º lugares.

A equipe que conquistou o primeiro lugar foi classificada para a final nacional, que aconteceu no dia 24 de outubro, em Campinas. Os alunos são do 6º período do curso de Engenharia de Computação do Campus Curitiba: Alexandre Marin, Lucas Paiva e Luiz Gustavo Ribeiro.

Na final, a equipe obteve a 12ª colocação de um total de 52 equipes de todo o Brasil. O professor Fabro ressalta que "o resultado obtido é mérito dos alunos. Eu apenas auxilio".

Semanalmente, ele, ao lado do professor Adolfo Neto, realizam um encontro, que funciona como um treinamento aos que irão participar.


Leia mais e veja mais fotos em http://informativo.ct.utfpr.edu.br/leia_mais.php?pub=9&noticia=53

Leia também a página na Wiki DAINF que descreve a Participação da equipe "sudo make a sandwich" na Final Brasileira da Maratona de Programação 2009 e a preparação da UTFPR para a Maratona de Programação - Seletiva Regional 2009.

Observações importantes em face da divulgação do resultado oficial da Final Brasileira da Maratona de Programação:
  • A equipe "sudo make a sandwich" ficou a duas posições de uma medalha.
  • A equipe "sudo make a sandwich" ficou a duas posições de participar da final mundial.
  • A equipe "sudo make a sandwich" foi a melhor equipe em que todos os membros eram estreantes em finais brasileiras.

Curso de Técnicas Ágeis

Técnicas Ágeis para o Desenvolvimento de Software em Java
Curso de Extensão (UTFPR - Campus Curitiba)
Turma de 21/11/09 a 05/12/09 (aos sábados, das 8h20 às 12h00)

Motivação: O conhecimento de métodos ágeis deixou de ser exclusividade de alguns apaixonados por desenvolvimento de software e passou a ser pré-requisito para contratações de profissionais em boas empresas. Vários eventos no Brasil e no mundo são dedicados exclusivamente a métodos ágeis (por exemplo, Ágiles - http://www.agiles2009.org, Encontro Ágil - http://www.encontroagil.com.br/, XP Conference - http://www.xp2009.org/). Neste curso iremos apresentar algumas técnicas (introduzidas pelos praticantes de métodos ágeis) que aumentam a produtividade no desenvolvimento de software.

Conteúdo programático: Introdução a Métodos Ágeis. Desenvolvimento Dirigido por Testes. Testes Automatizados. Testes Unitários. Testes de Aceitação. Programação Pareada.Refatoração. Obs.: os exemplos e exercícios apresentados durante o curso serão em Java, mas as técnicas aplicam-se a qualquer boa linguagem de programação comercial.

Objetivo: Capacitar os participantes a dominar as técnicas e ferramentas preconizadas pelos métodos ágeis para o desenvolvimento de software no desenvolvimento em Java. Aprendendo estas técnicas, a produtividade do participante como desenvolvedor de software aumentará.

Público alvo: Profissionais e estudantes interessados em obter conhecimentos de técnicas ágeis para o desenvolvimento de software utilizando a linguagem Java.

Pré-requisito: Conhecimentos básicos de programação na linguagem Java.

Sobre o instrutor: Adolfo Neto é bacharel, mestre e doutor em Ciência da Computação. Durante seu doutorado na USP (2003-2007), conheceu os métodos ágeis, através do professor Fabio Kon (membro-fundador da Agilcoop, a Cooperativa de Desenvolvimento Ágil de Software - http://ccsl.ime.usp.br/agilcoop, uma das principais organizações brasileiras que atuam na disseminaçaão dos conceitos de métodos ágeis na comunidade brasileira de desenolvimento de software). O professor Adolfo Neto é também desenvolvedor de software livre. O código-fonte de seu demonstrador de teoremas, o KEMS, está inteiramente disponível em http://github.com/adolfont/KEMS. Além disso, foi desenvolvedor de software por dois anos na Inmetrics, de Campinas.

Páginas do professor Adolfo Neto:
http://www.dainf.ct.utfpr.edu.br/~adolfo
http://twitter.com/adolfont
http://adolfoneto.wikidot.com/ágil
http://professoradolfo.blogspot.com/search/label/ágil

Reserva de vaga e inscrição: Para fazer reserva de vaga ligue nos telefones: 3310 - 4569 ou 3310 - 4571, e fique sabendo da data de validade de sua reserva.

Para fazer a inscrição venha até a Divisão de Cursos de Extensão (DIECE) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Av. Sete de Setembro, 3165, esq. com Westphalen, preencha a ficha de inscrição e efetue o pagamento, ou mande um e-mail para diece-ct@utfpr.edu.br solicitando sua inscrição.

Link para mais informações: http://bit.ly/46sqSB

Receba as postagens deste blog por email