sexta-feira, 6 de novembro de 2009

UTFPR é representada na Maratona de Programação

Notícia no eCampus Curitiba, o Informativo online da UTFPR:

A competição é destinada a alunos de cursos de graduação e início de pós-graduação na área de Computação e afins (Ciência da Computação, Engenharia de Computação, Sistemas de Informação, Matemática, etc). Ela proporciona aos alunos incentivo à criatividade, capacidade de trabalho em equipe, busca de novas soluções de software e habilidade de resolver problemas sob pressão.

Quem coordena as atividades relativas à participação de alunos do Campus Curitiba é o Professor João Alberto Fabro, do DAINF. O campeonato é organizado mundialmente pela ACM (Association for Computing Machinery) americana.

A seletiva regional da maratona aconteceu no dia 19 de setembro de 2009, na Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Nessa, a UTFPR participou com quatro equipes e obteve os primeiro, 4º, 5º e 9º lugares.

A equipe que conquistou o primeiro lugar foi classificada para a final nacional, que aconteceu no dia 24 de outubro, em Campinas. Os alunos são do 6º período do curso de Engenharia de Computação do Campus Curitiba: Alexandre Marin, Lucas Paiva e Luiz Gustavo Ribeiro.

Na final, a equipe obteve a 12ª colocação de um total de 52 equipes de todo o Brasil. O professor Fabro ressalta que "o resultado obtido é mérito dos alunos. Eu apenas auxilio".

Semanalmente, ele, ao lado do professor Adolfo Neto, realizam um encontro, que funciona como um treinamento aos que irão participar.


Leia mais e veja mais fotos em http://informativo.ct.utfpr.edu.br/leia_mais.php?pub=9&noticia=53

Leia também a página na Wiki DAINF que descreve a Participação da equipe "sudo make a sandwich" na Final Brasileira da Maratona de Programação 2009 e a preparação da UTFPR para a Maratona de Programação - Seletiva Regional 2009.

Observações importantes em face da divulgação do resultado oficial da Final Brasileira da Maratona de Programação:
  • A equipe "sudo make a sandwich" ficou a duas posições de uma medalha.
  • A equipe "sudo make a sandwich" ficou a duas posições de participar da final mundial.
  • A equipe "sudo make a sandwich" foi a melhor equipe em que todos os membros eram estreantes em finais brasileiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário! Não uso verificação de palavras.