sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Curso de Técnicas Ágeis

Técnicas Ágeis para o Desenvolvimento de Software em Java
Curso de Extensão (UTFPR - Campus Curitiba)
Turma de 21/11/09 a 05/12/09 (aos sábados, das 8h20 às 12h00)

Motivação: O conhecimento de métodos ágeis deixou de ser exclusividade de alguns apaixonados por desenvolvimento de software e passou a ser pré-requisito para contratações de profissionais em boas empresas. Vários eventos no Brasil e no mundo são dedicados exclusivamente a métodos ágeis (por exemplo, Ágiles - http://www.agiles2009.org, Encontro Ágil - http://www.encontroagil.com.br/, XP Conference - http://www.xp2009.org/). Neste curso iremos apresentar algumas técnicas (introduzidas pelos praticantes de métodos ágeis) que aumentam a produtividade no desenvolvimento de software.

Conteúdo programático: Introdução a Métodos Ágeis. Desenvolvimento Dirigido por Testes. Testes Automatizados. Testes Unitários. Testes de Aceitação. Programação Pareada.Refatoração. Obs.: os exemplos e exercícios apresentados durante o curso serão em Java, mas as técnicas aplicam-se a qualquer boa linguagem de programação comercial.

Objetivo: Capacitar os participantes a dominar as técnicas e ferramentas preconizadas pelos métodos ágeis para o desenvolvimento de software no desenvolvimento em Java. Aprendendo estas técnicas, a produtividade do participante como desenvolvedor de software aumentará.

Público alvo: Profissionais e estudantes interessados em obter conhecimentos de técnicas ágeis para o desenvolvimento de software utilizando a linguagem Java.

Pré-requisito: Conhecimentos básicos de programação na linguagem Java.

Sobre o instrutor: Adolfo Neto é bacharel, mestre e doutor em Ciência da Computação. Durante seu doutorado na USP (2003-2007), conheceu os métodos ágeis, através do professor Fabio Kon (membro-fundador da Agilcoop, a Cooperativa de Desenvolvimento Ágil de Software - http://ccsl.ime.usp.br/agilcoop, uma das principais organizações brasileiras que atuam na disseminaçaão dos conceitos de métodos ágeis na comunidade brasileira de desenolvimento de software). O professor Adolfo Neto é também desenvolvedor de software livre. O código-fonte de seu demonstrador de teoremas, o KEMS, está inteiramente disponível em http://github.com/adolfont/KEMS. Além disso, foi desenvolvedor de software por dois anos na Inmetrics, de Campinas.

Páginas do professor Adolfo Neto:
http://www.dainf.ct.utfpr.edu.br/~adolfo
http://twitter.com/adolfont
http://adolfoneto.wikidot.com/ágil
http://professoradolfo.blogspot.com/search/label/ágil

Reserva de vaga e inscrição: Para fazer reserva de vaga ligue nos telefones: 3310 - 4569 ou 3310 - 4571, e fique sabendo da data de validade de sua reserva.

Para fazer a inscrição venha até a Divisão de Cursos de Extensão (DIECE) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Av. Sete de Setembro, 3165, esq. com Westphalen, preencha a ficha de inscrição e efetue o pagamento, ou mande um e-mail para diece-ct@utfpr.edu.br solicitando sua inscrição.

Link para mais informações: http://bit.ly/46sqSB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário! Não uso verificação de palavras.