segunda-feira, 12 de outubro de 2009

"Seja inteligente e não use Agile", por Diego Pacheco

O artigo abaixo está dando o que falar...

Não concordo com vários argumentos do autor (principalmente com chamar "métodos ágeis" de agile), mas acho que vale a pena ler o que ele escreve:

"Você não precisa ser agile, você pode fazer um projeto e ter sucesso sem usar agile. Mais softwares foram feitos sem agile ou qualquer metodologia, leia-se AD-HOC, do que com métodos ágeis. Neste artigo gostaria de esclarecer os diversos enganos que os ditos "agilistas" erram quando falamos de processos tradicionais e desenvolvimento de software.

Em outro artigo vou falar dos pontos positivos, ou seja, do que é bom mesmo. Mas aqui vou focar nestes equívocos que as pessoas comentem - ou omitem de propósito. Vou falar de algumas falácias também...

Hoje em dia muitos colocam como os métodos ágeis sendo a única solução que funciona para o desenvolvimento de software.Será que isso é verdade, será que não existem outras opções? Será que esta é a única solução e será que isso funciona sempre e não tem defeitos?"


Leia mais em http://imasters.uol.com.br/artigo/14565/desenvolvimento/seja_inteligente_e_nao_use_agile/

E fiz um comentário lá mesmo:

Por que "Agile"?

Só não entendi porque você usou tanto o termo "Agile"? Mais de 20 vezes (pelas minha contas). O certo, na minha humilde opinião, seria usar "métodos ágeis" (ou "técnicas ágeis", dependendo do que você esteja querendo falar).

Sites sérios, como o da Agilcoop (http://agilcoop.org.br/), evitam usar o termo "Agile", a menos que estejamos nos expressando em inglês.

De fato, não há qualquer comprovação científica da eficiência de métodos ágeis. Nem de qualquer outro método para engenharia de software, que eu saiba. E é difícil fazer comprovação científica de qualquer destes métodos. Como fazer uma experiência duplo-cego comparando metodologias? Como alguém vai aplicar métodos ágeis ou RUP num projeto sem saber o que está aplicando???

Realmente é chato esse uso do termo "Agile" por marketeiros e interesseiros.

Mas ainda assim acho que os métodos ágeis são a coisa mais interessante que surgiu na Engenharia de Software nos últimos 20 anos, de longe.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário! Não uso verificação de palavras.