sábado, 26 de setembro de 2009

Lua na ERI 2009

logo.gif

Lua é uma linguagem de programação de computadores, desenvolvida no Brasil, que está entre as mais usadas em todo o mundo.

No último índice TIOBE (uma espécie de ranking que lista as linguagens mais usadas no mundo) Lua apareceu como a 19a. linguagem mais usada.

Desde 2007 (clique aqui para ver o gráfico) Lua tem se mantido como uma das 20 mais usadas.

Conforme pode-se ler no site de Lua:

"Lua é uma linguagem de programação poderosa, rápida e leve, projetada para estender aplicações. Lua combina sintaxe simples para programação procedural com poderosas construções para descrição de dados baseadas em tabelas associativas e semântica extensível. Lua é tipada dinamicamente, é interpretada a partir de bytecodes para uma máquina virtual baseada em registradores, e tem gerenciamento automático de memória com coleta de lixo incremental. Essas características fazem de Lua uma linguagem ideal para configuração, automação (scripting) e prototipagem rápida"

Durante a XV Escola Regional de Informática - ERI 2009 (um evento promovido pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC)), no dia 20/10/2009, teremos um minicurso sobre Lua.

A programação da XV Escola Regional de Informática (ERI 2009) está aqui.

O resumo do minicurso sobre Lua na ERI 2009 é:

"Lua é uma linguagem de script amplamente usada nas mais diversas áreas, desde grandes aplicativos para desktops, como o Adobe Photoshop Lightroom, até software para sistemas embarcados. Lua é a linguagem mais usada atualmente para scripting em jogos, e é parte do padrão Ginga para o Sistema Brasileiro de TV Digital. Lua também é muito usada na área de segurança, sendo a linguagem de script embutida em ferramentas como Wireshark, snort e nmap. Este mini-curso apresenta a linguagem Lua com ênfase nos seus mecanismos menos convencionais. O objetivo é introduzir a linguagem e ao mesmo tempo apresentar algumas técnicas de programação não convencionais, como o uso de funções de mais alta ordem, co-rotinas e APIs entre linguagens. Espera-se do leitor alguma maturidade na área de programação e conhecimento da linguagem C, para a discussão da API entre Lua e C."


fetch.php?cache=&media=binder.jpg
Fábio Binder (PUC-PR)

O responsável pelo minicurso será Fábio Binder, que possui mestrado em Computação pela Universidade Federal do Paraná (1999) e graduação em Bacharelado em Informatica pelo Unicenp (1992). Atualmente é professor do Curso de Ciência da Computação da PUCPR e coordenador do curso de especialização em Desenvolvimento de Jogos Digitais da PUCPR. Criou o curso de Graduação Tecnológica em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Infnet o qual recebeu nota máxima da comissão do MEC no projeto pedagógico. É membro da comissão do ENADE para cursos de tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Desenvolvimento de Software.

Para conhecer mais sobre Lua (antes de ir à ERI 2009) leia:
Para inscrever-se na XV Escola Regional de Informática - ERI 2009, acesse o site da ERI 2009 e clique em Inscrição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário! Não uso verificação de palavras.