quinta-feira, 24 de setembro de 2009

CNPq lança editais para conhecer efeitos das cesarianas desnecessárias realizadas no Brasil

Fonte: http://www.cnpq.br/saladeimprensa/noticias/2009/0924.htm

CNPq lança editais para conhecer efeitos das cesarianas desnecessárias realizadas no Brasil e para mapear doenças respiratórias na infância

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT) abre edital para a seleção de propostas voltadas para a realização de inquérito epidemiológico sobre as conseqüências do parto cesáreo desnecessário no Brasil. Estão disponíveis R$ 3 milhões, a serem liberados em duas parcelas, de acordo com a disponibilidade financeira do CNPq. O prazo para a execução do projeto é de 30 meses.

Enquadra-se nesse perfil o parto que não possua indicações médicas que o justifique e que tenha sido agendado com antecedência. Com o resultado da pesquisa, espera-se ter maior descrição dos efeitos adversos da cesariana para mães e recém-natos, com ênfase na prevalência de prematuridade limítrofe (nascidos entre 37 e 38 semanas de gestação). Esse tipo de parto parece estar aumentando em algumas regiões do país se contrapondo a diminuição do baixo peso ao nascer, atribuído a desnutrição materna.

As propostas apresentadas deverão conhecer os determinantes, a magnitude e efeitos adversos advindos da prática do parto cesáreo desnecessário; avaliar a prevalência de partos cesáreos realizados em instituições pública e privadas do sistema de saúde, descrever as características das clientelas destas instituições, bem como a motivação para a opção pelo parto cesáreo; apresentar as complicações imediatas do parto cesáreo nos recém-nascidos; expor as complicações médicas imediatas do parto cesáreo nas puérperas, incluindo uma avaliação de desconforto pós-parto, dor e desempenho na prática do aleitamento materno.

Podem participar pesquisadores doutores, que tenham seu currículo cadastrado na Plataforma Lattes e vínculo formal com a instituição de execução do projeto. A proposta deverá se configurar como inquérito de âmbito nacional, realizado em uma amostra de instituições hospitalares do Sistema Único de Saúde (SUS) e da Saúde Suplementar, já que o estudo pretende ser multicêntrico, envolvendo instituições de pesquisa de vários estados do Brasil. A inscrição será realizada por meio do Formulário de Propostas Online , disponível na Plataforma Carlos Chagas, até o dia 9 de novembro.

Mais informações sobre o Edital 057/2009 em: http://www.cnpq.br/editais/ct/2009/057.htm .

 


--
Adolfo Neto
Curitiba-PR

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário! Não uso verificação de palavras.