sábado, 25 de abril de 2009

UTFPR vai substituir o vestibular pelo Enem a partir de 2010

Fonte: http://portal.rpc.com.br/gazetadopovo/vestibular/conteudo.phtml?id=880438

A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) será a primeira instituição do estado a usar o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) como processo seletivo em substituição ao vestibular, conforme proposta do Ministério da Educação às universidades federais. A decisão foi tomada ontem em votação unânime dos 22 membros do Conselho Universitário da UTFPR. O processo passa a valer para estudantes que ingressarão em 2010. O vestibular de inverno deste ano, em junho, será o último da instituição.

Para o reitor da UTFPR, Carlos Eduardo Cantarelli, a opção pelo Enem vai facilitar a vida dos estudantes. "O candidato não vai precisar fazer outra prova além do Enem para ingressar e nem se deslocar até a universidade, gerando menos estresse", considera o reitor. Além disso, na opinião de Cantarelli, o processo seletivo unificado também é mais justo. "Em vez de o estudante passar o ano inteiro estudando exclusivamente para uma prova, como o caso do vestibular, o que vai ser avaliado é tudo aquilo que ele aprendeu ao longo do Ensino Médio", argumenta.

As outras três propostas do MEC são de as universidades usarem o Enem como critério na primeira fase do vestibular; de combinar a nota do Enem e do vestibular no processo seletivo, com as universidades decidindo o porcentual do exame na prova; e de o Enem ser utilizado para o preenchimento de vagas ociosas.

UFPR

Já o Conselho Universitário da Universidade Federal do Paraná vota na próxima quinta-feira a utilização do Enem no processo seletivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário! Não uso verificação de palavras.