quinta-feira, 5 de março de 2009

Organização pessoal melhora a qualidade de vida

Isso acontece principalmente com aqueles que ainda não sabem como organizar seus dias adequadamente e acabam se perdendo em meio a tantas atividades, dando espaço ao cansaço, às dores no corpo e à falta de disposição. Com isso, não abrimos espaço para dar a devida atenção à pessoa mais importante em nossas vidas: nós mesmos!

Há algum tempo foi realizada uma pesquisa com mais de cinco mil mulheres para saber como elas administram o seu tempo, já que muitas precisam trabalhar, estudar, cuidar da casa, dos filhos, do marido, da família e, ainda, dar espaço ao lazer e aos cuidados com a aparência e a saúde. O surpreendente é que 81% delas dizem conseguir executar múltiplas tarefas com qualidade. Muitas mulheres acabam sendo escravas das urgências, mas buscam constantemente um lugar na sua agenda para cuidar de si mesmas, fazendo uma caminhada ou mesmo indo ao salão de beleza, algo que traz imensa satisfação pessoal para o universo feminino.

É possível perceber que poucas pessoas conseguem alcançar a plena satisfação pessoal em meio a toda a correria do dia-a-dia. O problema é que muita gente faz as coisas certas na hora errada ou, então, gasta muito tempo com atividades desnecessárias. As consequências disso são as horas extras no trabalho, o estresse e a decepção por querer realizar muitas coisas e sentir-se mal por não ser capaz. Quantas vezes você já disse para si mesmo que gostaria de ter mais tempo com os seus filhos, com os amigos, com o companheiro ou, então, mais disposição para si mesmo, mas o cansaço não o permitia? É possível, sim, ser produtivo no trabalho e realizar tudo o que precisa, tendo espaço ainda para aproveitar o melhor da vida pessoal com simples mudanças nos seus hábitos de organização.

Anote tudo, não esqueça nada! Com as novas tecnologias, a famosa e velha agenda de papel vem sofrendo muito preconceito por parte dos profissionais, que, junto com elas, abandonam o hábito de escrever suas atividades. Para os adeptos às inovações tecnológicas, sugiro que procurem algumas ferramentas existentes hoje para a organização pessoal. Adote novamente o hábito de escrever o que precisa ser feito nos próximos dias e planeje a execução. Confiar seus compromissos apenas na memória não é uma maneira recomendável para cumpri-los no prazo correto.

Experimente o método da "calculadoração". Algumas pessoas podem não acreditar no planejamento por não conseguirem cumpri-lo adequadamente. O motivo é que esta organização pode estar sendo feita de forma errada. Muita gente faz uma lista imensa de atividades e no fim do dia percebe que não conseguiu cumprir um terço dela. Por isso, após escrever quais são as suas atividades importantes e urgentes, pergunte-se quanto tempo levará para realizar cada uma delas. Então, some e analise a real possibilidade de fazer tudo dentro do seu tempo disponível no trabalho. A dica é começar com pouco tempo de tarefas e, depois, expandir gradativamente para adquirir esse hábito.

Respeite seus limites. Como hoje as informações correm em uma velocidade acelerada, surgem mais compromissos e trabalho durante o dia. Assim, o tempo destinado à realização daquelas atividades que já haviam sido planejadas é reduzido. Por um desejo - ou uma obrigação - de fazer tudo rápido, as pessoas parecem querer abraçar o mundo e tentam fazer mais do que podem, ficando até mais tarde no escritório ou levando trabalho para casa. Esse é um erro que deveria ser evitado ao máximo. É claro que nem sempre temos como fugir disso, mas realizando um bom planejamento, não desperdiçando tempo e conhecendo nossos limites, podemos fazer aquilo que sentimos prazer e conquistar uma vida melhor, com mais qualidade de vida e satisfação!

Texto adaptado: Christian Barbosa, um dos maiores especialistas em gerenciamento de tempo e produtividade pessoal e empresarial do país.

Para saber mais, acesse: www.christianbarbosa.com.br

=========================
Fonte: http://informativo.ct.utfpr.edu.br/publicacao3/noticia22.php

Um comentário:

  1. Ótimo post.

    Utilizo uma ferramenta online gratuita para me ajudar em minha organização pessoal e profissional, o site www.inkplanner.com . Nele posso cadastrar quantos projetos quiser e organizar minhas tarefas de uma maneira visual mais fácil e intuitiva que em outras ferramentas do gênero, já que ela une as metodologias de gestão visual e Scrum.
    Ela gera automaticamente algumas métricas interessantes por onde posso acompanhar o andamento básico de meus projetos.
    Possuo 4 projetos meus cadastrados lá e a ferramenta tem me ajudado enormemente na execução deles.

    Acho que vale a pena dar uma olhada.

    Abraços,
    Daniel.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário! Não uso verificação de palavras.