quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Professor da UTFPR é premiado em concurso do Confea


O professor Marco Aurélio de Carvalho, do Departamento Acadêmico de Mecânica (Damec) do Campus Curitiba, recebeu o 1º lugar no Concurso Nacional de Inovação e Criatividade Tecnológica, organizado pelo Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea). A tese de doutorado intitulada Metodologia Ideatriz para a Ideação de Novos Produtos conquistou a premiação na modalidade "Trabalhos de pesquisa e desenvolvimento em temas discutidos em dissertações de mestrado, teses de doutorado ou pós-doutorado", na categoria Engenharia.

O trabalho foi desenvolvido para a conclusão do curso de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), sob a orientação dos professores Nelson Back e André Ogliari, com apoio da UTFPR, Instituto Fábrica do Milênio e Aditiva Consultoria.

A tese trata do dilema fundamental do empreendedor: a necessidade de inovar e os riscos de implementar novas idéias, mais especificamente, novos produtos. O autor defende que o problema origina-se de falhas no processo de ideação, isto é, as invenções nem sempre resultam de pesquisas e são adequadas ao mercado. Por isso, o professor desenvolveu uma metodologia eficaz para se chegar a idéias verdadeiramente originais de acordo com os interesses mercadológicos.

Mais sobre o Concurso Nacional de Inovação e Criatividade Tecnológica

O concurso tem por objetivo estimular a reflexão sobre problemas tecnológicos da sociedade brasileira contemporânea e buscar inovações por meio de pesquisas e trabalhos de criação, contribuindo para o aumento da competitividade nas áreas de engenharia, arquitetura e agronomia.

Os primeiros colocados em cada uma das categorias ganharam passagem, diárias e inscrições para participar de um evento internacional relacionado à sua área de atuação. A premiação oficial será feita durante a Semana Oficial da Engenharia, da Arquitetura e da Agronomia (Soeaa), em dezembro, em Brasília.


Atualizado em 20/11/2008

Fonte: http://www.utfpr.edu.br/materia.php?id=21&tipo=noticias


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário! Não uso verificação de palavras.