quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Ex-alunos da UTFPR: Wolney Edirley Gonçalves Betiol

Wolney Edirley Gonçalves Betiol
Comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico


Wolney Edirley Gonçalves Betiol
Co-fundador e diretor de assuntos estratégicos da Bematech S/A

Wolney Betiol, formou-se em Engenharia Elétrica em janeiro de 1987, no auge do Plano Cruzado. Tinha excelentes perspectivas de emprego: já era estagiário da Equitel, hoje Siemens, tinha passado em um concurso da Telepar e em outro da Petrobrás.

Embora pudesse se dar ao luxo de escolher, "sentia que tinha gás", como diz. Foi fazer uma pós-graduação. Marcel e Wolney foram colegas no CEFET - Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná. O curso trouxe-lhes o título de "Mestres em Ciências" em meados de 1989. Os temas de suas teses de mestrado, incompreensíveis para os não-iniciados, propunham um sistema de impressão para o telex, como determinava a banca examinadora a pedido de duas indústrias locais, então fabricantes e telex eletrônico. Marcel e Wolney sabiam que tinham mais que um projeto, e sim uma filosofia em mãos. "Era um sistema de impressão que podia ser utilizado em várias arquiteturas diferentes", explica Wolney, "nós queríamos partir para a produção".

Juntamente com Marcel Martins Malczewski foi co-fundador da BemaTECH (Be, de Betiol e Ma, de Malczewski) em 1990.

Wolney possui também título de Comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico pelo MCT- Ministério da Ciência e Tecnologia.

Lecionou na UTFPR.

Tem participação na AFRAC – Associação dos Fabricantes e Revendedores de Automação Comercial e na ABINEE – Associação Brasileira da Industria Elétrica e Eletrônica. É também o atual Presidente do SINAEES – Sindicato das Indústrias de Aparelhos Elétricos e Eletrônicos e Similares.



Fontes:
http://www.abc.org.br/sjbic/curriculo.asp?consulta=wegb
http://www.bematech.com.br/sobre/biog_wolney.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário! Não uso verificação de palavras.