quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Matemático, lógico e filósofo, professor Newton da Costa visita a UTFPR

O professor Newton da Costa, um dos cinco matemáticos brasileiros de maior projeção internacional, esteve no Campus Curitiba da UTFPR na última quinta-feira (dia 18). Na ocasião, Newton da Costa visitou o Departamento Acadêmico de Informática (Dainf), o Laboratório de Robótica e proferiu uma palestra para uma platéia restrita: sete professores da Universidade Tecnológica e dois da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Visita de Newton da Costa à UTFPR em 2008

O curitibano Newton da Costa é conhecido no meio acadêmico por ter desenvolvido as lógicas paraconsistentes ("A essência da matemática radica na sua completa liberdade"). Com 79 anos, o professor, que já deu aulas na UFPR, na então Escola Técnica de Curitiba (hoje UTFPR), na Universidade de Campinas (Unicamp) e na Universidade de São Paulo (USP), leciona, atualmente, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Fonte: http://www.utfpr.edu.br/materia.php?id=657&tipo=noticias

Atualização em 16/09/2019

Site do aniversário de 90 anos de Newton da Costa: https://sites.google.com/view/nca90/happy-birthday ou http://archive.is/GGrk8

Neste link (cópia em http://archive.is/C7fq4) pode-se ler que Newton da Costa foi professor interino e depois permanente da Escola Técnica de Curitiba, atual UTFPR:

Nomeação de Newton da Costa em 16/04/1956

Outros links:
O Mestre da Contradição, Gazeta do Povo, 2015

Atualização em 18/04/2024: O professor Newton da Costa faleceu em 16/04/2024. Que ele descanse em paz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário! Não uso verificação de palavras.