terça-feira, 19 de agosto de 2008

Egresso da UTFPR, presidente da Nokia participa da abertura da Seempre

Teve início hoje (dia 18/08/2008), pela manhã, a nona edição da Semana de Empregabilidade e Empreendedorismo (Seempre), no Campus Curitiba, promovida pelo Programa de Empreendedorismo e Inovação (Proem) da UTFPR. O evento prossegue até o dia 22 de agosto, com uma programação que inclui 8 palestras e 20 minicursos. O objetivo é despertar o espírito empreendedor na comunidade interna e externa da Universidade Tecnológica.

Antes da primeira mesa-redonda do evento, foi realizada a solenidade de abertura da Seempre, com as presenças, na mesa de honra, de: Paulo Osmar Dias Barbosa, vice-reitor da UTFPR e diretor do Campus Curitiba; Paulo André de Camargo Beltrão, pró-reitor de Relações Empresariais e Comunitárias; Nicolau Afonso Barth, gerente de Relações Empresariais e Comunitárias do Campus Curitiba; Marcos Flávio de Oliveira Schiefler Filho, gerente de Ensino e Pesquisa do Campus Curitiba; Jacklyne Veneza, coordenadora de Ciência e Tecnologia, que representou a secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Lígia Lumina Pupatto; Julio Cezar Agostini, diretor técnico do Sebrae-PR; Juraci Barbosa Sobrinho, presidente da Companhia de Desenvolvimento de Curitiba; Silvestre Labiak Júnior, diretor da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec); e Almir Luiz Narciso, presidente da Nokia do Brasil.

Ex-aluno da Instituição, onde se formou em Engenharia Elétrica , Almir Luiz Narciso participou, ainda, da mesa-redonda "A inovação tecnológica como estratégia para a competitividade empresarial", da qual também fizeram parte os professores Dálcio Reis e Isaura Alberton de Lima.

Em sua fala, Narciso contou a história da Nokia, fundada na Finlândia em 1865, e apresentou exemplos de inovações tecnológicas da empresa, como o conceito "quarta tela". Trata-se da junção, em um aparelho de celular, das "telas" do cinema, da televisão e do computador. "A Nokia é uma empresa que se reinventa e seu histórico é repleto de inovações. Este é um de seus valores: a paixão pela inovação", comentou, durante a mesa-redonda.

Para Narciso, eventos como a Seempre são fundamentais. "A inovação tem que ser democratizada e essa semana permite que isto aconteça, ao trazer os conhecimentos acumulados nas empresas e ao apresentar histórias de sucesso como a da Nokia a estudantes que estão iniciando suas carreiras", disse.

Após a mesa-redonda, realizada no auditório do Campus Curitiba, a programação da Seempre se deslocou para o Campus Ecoville, onde foi inaugurada a Incubadora de Inovações Tecnológicas (IUT).


Atualizado em 18/08/2008


Fonte: http://www.utfpr.edu.br/materia.php?id=620&tipo=noticias


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário! Não uso verificação de palavras.