segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Saiba como se comportar na faculdade, para não prejudicar a carreira

SÃO PAULO - Você passou no vestibular e, a partir de agora, sua vida será uma festa, certo? Errado! Não se esqueça de que a forma como irá se comportar, a imagem que criará e sua personalidade serão lembrados para sempre por seus colegas e professores, futuros contatos profissionais. As portas podem se abrir ou não. Então, cuide do seu estigma!

As festas e as amizades fazem parte dessa fase, mas não extrapole. Quem deixa de ir às aulas para freqüentar o bar, não ajuda nos trabalhos em grupo e tira notas ruins dificilmente será indicado para um posto de trabalho. E não seja ingênuo a ponto de achar que seu companheiro de festa irá arranjar um emprego para você, pois quem indica é responsável pela indicação.

A diretora da TGR (Talento Gerando Resultados), Eliane Sarcinella, alerta que cada uma de suas escolhas e atitudes irão impactar futuramente. "Hoje em dia, a gente sabe que o mercado funciona muito à base de indicação", garante.

Desenvolve suas aptidões
É importante, já na faculdade, se desenvolver como indivíduo. Por exemplo, se você tem medo de falar em público e apresentar trabalhos, a faculdade é um ótimo lugar para melhorar isso. Tudo que conseguir aprimorar irá contar pontos lá na frente!

Nos trabalhos em grupo, faça tudo que se propuser a fazer e bem-feito. Se o grupo deixou tudo para você fazer sozinho, tente contornar a situação, mas, caso não seja possível, encare como uma oportunidade: fazendo mais, você aprende mais! Já se há alguém querendo mandar demais no grupo, e de forma injusta, a recomendação é enfrentar. Só não esqueça de fazer bem-feito sua parte, independentemente da situação.

Outra dica de Eliane é entender de forma clara quais são seus valores e objetivos de vida. "O jovem precisa ter um sonho que o motiva", afirma, ao enfatizar a necessidade de pensar mais no longo prazo.

Fonte: http://www2.uol.com.br/infopessoal/noticias/_HOME_TOP_941062.shtml

Um comentário:

  1. Professor Adolfo Neto,tenho 40 anos e vou esse ano de 2011 cursar uma faculdade, porém estou com um pouco de medo já que não tenho os mesmos costumes dessa galera jovem. Como me devo comportar já que o curso q vou fazer é educação fisíca.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário! Não uso verificação de palavras.