quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Aulas 51 e 52 de Lógica de Programação no CEFET-SP

Clique aqui para acessar dois exercícios sobre matrizes e funções.

sábado, 27 de outubro de 2007

Fotos da nova sede do CEFET-SP em 05/10/2007

CEFET-SP Sertãozinho 05-10-2007

Clique na foto acima para ver algumas fotos da nova sede da Uned de Sertãozinho, tiradas pelo professor Rafael Manfrin Mendes em 05/10/2007

Mais um vídeo do curso de Automação Industrial do CEFET-SP

Este vídeo foi feito pelo professor Rafael Manfrin Mendes, em 5 de outubro de 2007.

sexta-feira, 26 de outubro de 2007

Dilbert: Por que parece que a maioria das decisões no meu ambiente de trabalho são tomadas por lêmures bêbados? Lixeiro: Decisões são tomadas por pessoas que têm tempo, não por pessoas que têm talento. Dilbert: Por que as pessoas talentosas são tão ocupadas? Lixeiro: Porque elas estão consertando os problemas causados pelas pessoas que têm tempo.

quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Concurso para professor no CEFET-SP

Estão disponíveis aqui os nomes dos candidatos inscritos no concurso para professor do CEFET-SP. A lista foi atualizada pela última vez em 24/10/2007. Em Sertãozinho são 7 vagas. Na última contagem, o total de candidatos era de 232 (33,14 por vaga). Por área, a concorrência é a seguinte:
  • Biologia e Microbiologia: 61 candidatos
  • Matemática: 58 candidatos
  • Letras (Inglês e Português): 47 candidatos
  • Gestão Empresarial II: 27 candidatos
  • Mecânica: 15 candidatos
  • Automação Industrial: 14 candidatos
  • Gestão Empresarial I: 10 candidatos

sábado, 20 de outubro de 2007

Fotos do VII Simpósio de Produção Científica do Centro Universitário Moura Lacerda

Clique na imagem abaixo para ver algumas fotos do VII Simpósio de Produção Científica do Centro Universitário Moura Lacerda (Ribeirão Preto-SP) que aconteceu em 20/10/2007.
VII Simpósio de Produção Científica

sexta-feira, 19 de outubro de 2007

VII Simpósio de Produção Científica do Centro Universitário Moura Lacerda

Acontece neste dia 20/10/2007 o VII Simpósio de Produção Científica do Centro Universitário Moura Lacerda. A lista de resumos aceitos está aqui.
O meu trabalho "O uso de blogs como ferramentas de apoio ao ensino de programação: um estudo de caso" será apresentado neste evento. Você pode ler o resumo aceito e ver o pôster que será apresentado clicando nos seguintes links: resumo e pôster.

quarta-feira, 17 de outubro de 2007

Para Refletir - Tensão financeira

Encontrei neste blog o post abaixo: Leia Mateus 25.14-30: A ninguém fiqueis devendo coisa alguma, exceto o amor com que vos ameis uns aos outros. - Romanos 13.8 Por vários anos, nosso desejo foi simplificar nossa vida financeira. No entanto, as contas continuavam a chegar: lojas, cartões de crédito, financiamento de carro, uma hipoteca, depois outra. Nossas dívidas não chegaram a exceder nossa renda, mas havia a possibilidade de passarmos por grande dificuldade. Nós discutíamos e nos preocupávamos com dinheiro, e a tensão começou a afetar nossos relacionamentos em casa, no trabalho e até com Deus. A Bíblia nos diz para sermos bons despenseiros do Evangelho e das bênçãos de Deus, mas estávamos apertados demais financeiramente para conseguir pensar além da próxima etapa de pagamentos. Não conseguíamos pensar como despenseiros. Finalmente, decidimos pedir ajuda. Procuramos um consultor financeiro de nossa igreja e começamos a pagar as contas, destruir cartões de crédito e vender o que não era essencial, mas que tumultuava e trazia estresse às nossas vidas. Há algumas semanas, notei uma mudança no comportamento de minha esposa. Ela sorri mais, conversa sobre os momentos felizes de seu dia, reage a mim com amor e cumpre suas rotinas com mais alegria e entusiasmo. Eu gostaria de creditar isso ao fato de eu ser um bom marido, mas sei que a mudança é o resultado de colocar os princípios de Deus em ação em nossa vida financeira. Mateus 6.24 diz que não podemos servir ao mesmo tempo a Deus e ao dinheiro. Mas podemos servir a Deus no modo como usamos nosso dinheiro. E, quando o fazemos, o clima em nossa casa muda para melhor. No Cenáculo - Editora Cedro (Timothy J. Nadeau - Novo México, EUA) Oremos pelas pessoas seriamente endividadas.

Aulas 49 e 50 de Lógica de Programação no CEFET-SP

Continuaremos a abordar vetores nesta semana. Clique aqui para acessar os exercícios da aula de hoje.

sexta-feira, 5 de outubro de 2007

Mestrado e Doutorado em Ciência da Computação

Clique aqui para ler diversas chamadas para inscrição em Mestrados e Doutorados em Ciência da Computação e áreas afins em 2008. É uma lista parcial.

A lista completa e oficial da CAPES de mestrados e doutorados em Ciência da Computação no Brasil está disponível neste link.

Recentemente a CAPES divulgou o resultado parcial da sua avaliação trienal 2004-2006. Os resultados da área de Ciência da Computação podem ser encontrados aqui.

quinta-feira, 4 de outubro de 2007

Demonstração de Controladora de Nível

Demonstração do funcionamento da máquina controladora de nível do CEFET-SP, UNED Sertãozinho. Observe que uma luz verde se apaga e outra se acende quando a água chega ao nível superior.

Sala de aula na nova sede do CEFET-SP Sertãozinho

Visão geral de uma sala de aula na nova sede do CEFET-SP em Sertãozinho. Ainda em fase de acabamento.

Visão geral do Auditório do CEFET-SP Sertãozinho

Visão geral do Auditório do CEFET-SP, Sertãozinho, durante visita dos alunos da EMEF Duarte Nogueira (Barrinha-SP) em 04/10/2007.

Visita da EMEF Duarte Nogueira ao CEFET-SP UNED Sertãozinho

Hoje tivemos a visita de alunos da 8.a série (nono ano) da EMEF Duarte Nogueira (Barrinha-SP) à futura sede da UNED Sertãozinho do CEFET-SP. Os alunos conheceram as instalações e foram informados sobre os cursos do CEFET-SP e o Vestibular 2008. Algumas fotos da nova sede do CEFET-SP (ainda em fase de finalização) podem ser vistas clicando na imagem abaixo.

CEFET-SP Sertãozinho 04-10-2007

Abaixo dois vídeos gravados hoje. O primeiro mostra uma brincadeira no laboratório de automação. Os monitores foram os alunos Cosme Gomes dos Santos Junior e Natália Caun, formandos do curso técnico de Automãção Industrial do CEFET-SP.

O segundo vídeo mostra Cosme explicando aos alunos da EMEF Duarte Nogueira um pouco do funcionamento do curso de Automação.