sexta-feira, 28 de setembro de 2007

1ª Semana de Tecnologia do CEFET-SP Uned São João da Boa Vista

Confira aqui todas as informações sobre a 1ª Semana de Tecnologia do CEFET-SP Uned São João da Boa Vista, que vai ocorrer de 1 a 5 de outubro de 2007 em São João da Boa Vista-SP.

Outras formas de jetlag

"Jetlag" é a alteração do ritmo biológico de 24 horas consecutivas, que ocorre após mudanças do fuso horário em longas viagens de avião, caracterizada por problemas físicos e psíquicos, esp. do ciclo do sono, devido a distúrbio dos níveis hormonais de hidrocortisona [Mais freqüente em viagens para o leste (que encurtam o dia) do que para o oeste.] Fonte: Dicionário Houaiss. As outras formas de jetlag apresentadas na tira abaixo (clique nela para visualizar melhor) são:
  • deadline-lag (data-final-de-envio-lag): quando você fica sem dormir porque tem que enviar um artigo para algum evento...
  • beer-lag (cerveja-lag): quando você fica sem dormir porque passou a noite bebendo cerveja...
  • long-distance-relationship-lag (relacionamento-de-longa-distância-lag): quando você fica sem dormir porque passou a noite conversando com o(a) namorado(a) que mora longe...
  • advisor-lag (orientador-lag) - quando você fica sem dormir para satisfazer as exigências do seu orientador...

quinta-feira, 27 de setembro de 2007

Notas das Turmas 170, 171, 276 e 277

Clique aqui para ver as notas provisórias das turmas 170, 171, 276 e 277 (CEFET-SP Uned Sertãozinho) no terceiro bimestre de 2007.

domingo, 23 de setembro de 2007

Doulas na região de Ribeirão Preto

Ribeirão Preto tem o privilégio de contar com duas doulas atuando em partos na região: Eleonora de Moraes e Helena Junqueira (leia mais sobre elas clicando neste link). Mas você sabe o que é e o que faz uma doula? No site Despertar do Parto (http://www.despertardoparto.com.br) você encontra respostas para estas duas perguntas: Pergunta O que é doula?
Resposta A palavra “doula” vem do grego e significa “mulher que serve”, sendo hoje utilizada para referir-se à mulher sem experiência técnica na área da saúde, que orienta e assiste a nova mãe no parto e nos cuidados com bebê. Seu papel é oferecer conforto, encorajamento, tranqüilidade, suporte emocional, físico e informativo durante o período de intensas transformações que está vivenciando.

Antigamente o nascimento humano era marcado pela presença experiente das mulheres da família: irmãs mais velhas, tias, mães e avós acompanhavam, instruíam e apoiavam a parturiente e recém mãe durante todo o trabalho de parto, o próprio parto e os cuidados com o recém-nascido.

Atualmente os partos acontecem em ambiente hospitalar e rodeado por especialistas: o médico obstetra, a enfermeira, o pediatra... cada qual com sua especialidade e preocupação técnica pertinente. O cuidado com o bem estar emocional da parturiente acabou ficando perdido em meio ao ambiente impessoal dos hospitais, tendendo a aumentar o medo, a dor e a ansiedade daquela que está dando a luz e consequentemente aumentando as complicações obstétricas e necessidade de maiores intervenções.

A doula veio justamente para preencher esta lacuna, suprindo a demanda de emoção e afeto neste momento de intensa importância e vulnerabilidade. É o resgate de uma prática existente antes da institucionalização e medicalização da assistência ao parto, e que passa a ser incentivada agora com respaldo científico.

Os resultados deste apoio vêm trazendo revelações surpreendentes na redução das intervenções e complicações obstétricas, bem como facilitando o vínculo entre mãe e bebê no pós-parto.

Pergunta O que a doula faz?

Resposta
  • Oferece suporte emocional através da presença contínua ao lado da parturiente, provendo encorajamento e tranqüilidade, oferecendo carinho, palavras de reafirmação e apoio. Favorece a manutenção de um ambiente tranqüilo e acolhedor, com silêncio e privacidade.

  • Oferece medidas de conforto físico através de massagens, relaxamentos, técnicas de respiração, banhos e sugestão de posições e movimentações que auxiliem o progresso do trabalho de parto e diminuição da dor e desconforto.

  • Oferece suporte informativo explicando os termos médicos e os procedimentos hospitalares. Antes do parto orienta o casal sobre o que esperar do parto e pós parto. Explica os procedimentos comuns e ajuda a mulher a se preparar física e emocionalmente para o parto, das mais variadas formas.

  • Também atua como uma ponte de comunicação entre a mulher, sua família e a equipe de atendimento, fazendo os contatos que a mulher desejar.

  • A doula se faz importante até mesmo num parto cesárea, onde continua dando apoio, conforto e ajudando a mulher a relaxar e tranqüilizar-se durante a cirurgia.

  • Pode estar presente no pós-parto, auxiliando a mãe no seu contato com o recém-nascido e com a amamentação.

quarta-feira, 19 de setembro de 2007

CONCURSO VESTIBULAR PARA O CEFET-SP – UNED SERTÃOZINHO

As informações abaixo ainda são extra-oficiais. Foram divulgadas no mural de avisos do CEFET-SP Uned Sertãozinho. Aguarde a publicação do edital...

Calendário:

28/09/2007 -Publicação do Edital de Abertura de Inscrições

08 a 19/10/2007 -Período de Solicitação de Isenção

29/10 a 16/11/2007 -Período de Inscrições

16/12/207 -Aplicação das Provas

Cursos Oferecidos:

Curso

Vagas

Período

Técnico em Automação Industrial – Integrado

40

Tarde

Técnico em Química – Integrado

40

Manhã

Técnico em Mecânica – Integrado EJA

40

Noite

Técnico em Gestão Empresarial – Integrado EJA

40

Noite

Superior de Tecnologia em Fabricação Mecânica

40

Manhã

Superior de Tecnologia em Automação Industrial

40

Noite

terça-feira, 18 de setembro de 2007

Aulas 45 e 46 de Lógica de Programação no CEFET-SP

Clique aqui para acessar o conteúdo das minhas aulas de número 45 e 46 (em que falaremos sobre testes) na disciplina "Lógica de Programação" do CEFET-SP, unidade Sertãozinho.

segunda-feira, 17 de setembro de 2007

Prepare-se para o Vestibular do CEFET-SP

O CEFET-SP deve abrir inscrições em breve para o processo seletivo de ingresso nos seus cursos técnicos e superiores. Prepare-se acessando os links abaixo:

Neste último link, você tem acesso à prova aplicada em 2006 para os cursos superiores.

Só por curiosidade, leia também a notícia abaixo:

Pessoas com ensino superior ganham pelo menos 25% a mais

Da Agência EFE

Paris - As pessoas com diploma universitário recebem salários pelo menos 25% maiores do que as que terminaram o ensino médio em todos os países da OCDE (Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico), e o risco de elas ficarem desempregadas é muito menor.

(continua)

quarta-feira, 12 de setembro de 2007

SELEÇÃO DE TUTORES VIRTUAIS PARA A UAB-UFSCar

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo de tutores virtuais que irão atuar nos cursos de graduação da Universidade Aberta do Brasil (UAB) da UFSCar. São 321 vagas de tutores virtuais distribuídos nos cinco cursos de graduação: Sistemas de Informação, Tecnologia Sucroalcooleira, Engenharia Ambiental, Pedagogia e Educação Musical. As inscrições estão abertas no período de 11 a 25 de setembro e as informações para as inscrições e as etapas do processo seletivo podem ser acessadas no site da UAB-UFSCar: Informações e perguntas: http://www.uab.ufscar.br/ (selecionar opção: seleção de tutores) Qualquer dúvida, envie um e-mail para uab@ufscar.br Links diretos... Informações: http://zope.ufscar.br:8080/uab/selecao-de-tutores-virtuais Edital: http://zope.ufscar.br:8080/uab/edital_ufscar_final.pdf Inscrições: http://narval.ufscar.br/uab/inscricao/

terça-feira, 11 de setembro de 2007

Aulas 43 e 44 de Lógica de Programação no CEFET-SP

Clique aqui para acessar o conteúdo das minhas aulas de número 43 e 44 na disciplina "Lógica de Programação" do CEFET-SP, unidade Sertãozinho. Esta aula será ministrada para a turma 276 em 13/09/2007 e para as outras turmas nas datas abaixo: * 171 - ainda não definido * 277 e 170 - em 21/09/2007

Aulas 41 e 42 de Lógica de Programação no CEFET-SP

O computador, esse jumento
Esta imagem representa um computador...
Clique aqui para acessar o conteúdo das minhas aulas de número 41 e 42 na disciplina "Lógica de Programação" do CEFET-SP, unidade Sertãozinho.
Esta aula foi ministrada para a turma 276 em 06/09/2007 e será ministrada para as outras turmas nas datas abaixo:
  • 171 - em 12/09/2007
  • 277 e 170 - em 14/09/2007

Elefantes Marinhos, Valdemar Setzer

Recomendo a todos a leitura de Elefantes Marinhos, breve relatório de uma visita do professor Valdemar Setzer (professor titular aposentado da USP) à praia de Año Neuvo, ao sul de San Francisco. Destaco o parágrafo abaixo:
"Ao ver esses incríveis animais e conhecer seus fantásticos hábitos, tão diferentes de outros mamíferos, e levando em conta tudo o que se desconhece de sua vida, não pude deixar de achar graça nas explicações evolucionistas de que tudo isso foi devido a mutações e seleção natural casuais. É preciso ser muito ingênuo ou crente para acreditar que essa sabedoria infinita, envolvendo tantos aspectos diferentes e extraordinários, em que talvez se um deles não ocorresse o animal não existiria, seja fruto de mero acaso e luta pela sobrevivência."

Visualg - Manual e Apostila

  1. Clique aqui para ler um manual de utilização do ambiente de programação do Visualg 2.0, elaborado por Bruno Tonet. Este manual também está disponível (eu acessei em 11.09.2007) em http://www.guanabara.info/saladeaula/mod/resource/view.php?inpopup=true&id=64
  2. E clique aqui para ler uma apostila de Introdução aos Algoritmos, escrita por Bruno Tonet e Cristian Koliver, que utiliza o Visualg como linguagem. Esta apostila está disponível (em 11.09.2007) em http://hermes.ucs.br/carvi/cent/dpei/haklauck/algoritmos/Linguagem_Visualg2.0.pdf

Receba as postagens deste blog por email