quinta-feira, 31 de maio de 2007

Cérebro Eletrônico

Cérebro Eletrônico, Gilberto Gil

O cérebro eletrônico faz tudo Faz quase tudo Faz quase tudo Mas ele é mudo O cérebro eletrônico comanda Manda e desmanda Ele é quem manda Mas ele não anda Só eu posso pensar Se Deus existe Só eu Só eu posso chorar Quando estou triste Só eu Eu cá com meus botões De carne e osso Eu falo e ouço. Hum Eu penso e posso Eu posso decidir Se vivo ou morro por que Porque sou vivo Vivo pra cachorro e sei Que cérebro eletrônico nenhum me dá socorro No meu caminho inevitável para a morte Porque sou vivo Sou muito vivo e sei Que a morte é nosso impulso primitivo e sei Que cérebro eletrônico nenhum me dá socorro Com seus botões de ferro e seus Olhos de vidro

terça-feira, 29 de maio de 2007

Aula de 01/06/2007

A aula desta sexta-feira acontecerá na sala 900, prédio H-02, do Campus I. Será uma apresentação de um vídeo sobre segurança da informação. Está disponível na xerox um material que acompanha esta aula. O mapa do Campus I pode ser encontrado neste link.

Trabalho de Access

Data de entrega: 15/06/2007 Número de participantes por equipe: Máximo de 3 Com base na empresa ChocoPower e nas suas respectivas áreas crie uma base de dados utilizando o máximo de recursos aprendidos do aplicativo Microsoft Access. A base de dados deve conter:
  • pelo menos 4 tabelas, cada uma delas contendo pelo menos dez registros;
  • pelo menos 4 formulários, dos quais dois personalizados, e pelo menos dois compostos;
  • pelo menos 3 relatórios, dos quais dois personalizados

Observações:
  • todas as tabelas devem ter chaves primárias. Ao menos uma delas deve ter chave primária composta.
  • cada tabela deve ter pelo menos 5 campos
  • formate os títulos de todos os formulários e relatórios, incluindo títulos que os descrevam adequadamente
  • inclua o logotipo da ChocoPower em pelo menos um relatório e um formulário (se possível em todos)
  • defina formatos diferentes para pelo menos seis campos em quaisquer das tabelas
  • defina regras e textos de validação para pelo menos dois campos em quaisquer das tabelas
  • defina como requerido pelo menos dois campos em quaisquer das tabelas
  • defina valores padrão para pelo menos dois campos em quaisquer das tabelas
  • defina máscaras de entrada para pelo menos quatro campos em quaisquer das tabelas
Após terminado o trabalho, digite um documento no Word descrevendo as tabelas, formulários e relatórios criados. A capa deste documento deve conter, pelo menos os nome e o RA dos componentes do grupo, o nome da empresa e a área da equipe, a data. Os trabalhos devem ser entregues por email.

terça-feira, 22 de maio de 2007

Aula Prática de Access número 4

Clique neste link para acessar a aula de hoje. Caso vocês tenham problemas para utilizar a base de dados que vem com a aula, baixem outra clicando neste link.

sexta-feira, 18 de maio de 2007

Questionário sobre CRM

A atividade de hoje é responder ao questionário abaixo. São 8 questões (leia o conteúdo dos 3 slides abaixo). Para responder às questões, utilize o material da aula sobre CRMs. Escreva as respostas num documento Word. Não esqueça de colocar os nomes dos participantes (este trabalho pode ser feito por equipes de até duas pessoas). Depois, envie o arquivo word (.doc) contendo as respostas por email para mim e submeta-a como comentário nesta entrada do blog. Data de entrega: 18/05/2007

segunda-feira, 14 de maio de 2007

Aula Prática de Access número 3

  • Clique neste link para abrir o roteiro da aula prática de Access número 3, elaborada pelo professor Francisco Rodovalho, disponível no FTP da PUC-Campinas. Acompanha este roteiro uma base de dados que contém o resultado do início desta aula. Portanto, não utilize esta base de dados na aula: utilize a base de dados da aula passada e sigam o roteiro.

sexta-feira, 11 de maio de 2007

Atividade sobre ERPs

Atividade: Requisição de Aquisição de ERP Suponha que você é o diretor de tecnologia da informação (TI) da ChocoPower, uma empresa de chocolates que fabrica bombons enriquecidos com substâncias estimulantes (leiam neste link que a pesquisadora Renata Pietsch Ribeiro realmente está desenvolvendo bombons assim). A ChocoPower tem mais de 200 funcionários e vários departamentos (marketing, produção, vendas, etc.). Em cada um destes departamentos estão implantados um ou mais sistemas. Os sistemas funcionam de forma independente entre si. Você irá sugerir ao presidente da empresa, baseado nos argumentos a favor da implantação de ERPs descritos na aula sobre ERPs, que a ChocoPower inicie estudos para aquisição de um software ERP. Você deverá:
  • descrever o que é um ERP (pois o presidente da empresa pode não ter a menor idéia do que seja isso) em um a dois parágrafos;
  • apontar algumas das principais características de ERPs;
  • listar algumas vantagens para o negócio advindas da aqusição de ERPs;
  • indicar pelo menos três fabricantes de ERPs.
Atenção: o conteúdo da carta não deve limitar-se aos itens acima. Os itens acima são essenciais, mas o texto deve ter coerência e coesão. Usando o Word, escreva uma carta de uma a duas páginas (tamanho da fonte 12pt, espaçamento entre linhas 1,5). Depois, envie o arquivo word (.doc) contendo esta carta por email para mim e submeta-a como comentário nesta entrada do blog. Este trabalho pode ser feito por equipes de até 3 pessoas. Data de entrega: 11/05/2007

segunda-feira, 7 de maio de 2007

Aula Prática de Access - número 2

Clique na figura abaixo: para fazer o download do roteiro da segunda aula prática de Access. Atenção: se você não terminou a atividade da aula passada, termine a primeiro!

quinta-feira, 3 de maio de 2007

Aula sobre CRM - 04/05/2007

Acesse os slides da aula clicando na figura abaixo:

Alguns links relacionados a ERP e CRM

  • Clique neste link para ler a Dissertação de Mestrado defendida na PUC-Campinas por APARECIDO GONZALES CASTILHO em 2001. O título é ANÁLISE DOS MÉTODOS PARA IMPLANTAÇÃO DE SISTEMAS ERP.

Receba as postagens deste blog por email