sexta-feira, 3 de agosto de 2007

Ferramentas para o ensino de lógica de programação: ILA e VisuAlg

O VisuAlg é um programa gratuito para o ensino de técnicas de construção de algoritmos:

O ILA - Interpretador de Linguagem Algoritmica, é uma outra ferramenta que pode ser utilizada no ensino de lógica de programação:

Recomendo também os recursos educacionais abaixo, disponibilizados pelo professor Valdemar Setzer:

  • Computador a Papel, uma atividade didática para mostrar, em aula, por meio de teatro feito pelos alunos, como funciona um computador do ponto de vista lógico da linguagem de máquina
  • Descrição, em inglês, do computador hipotético HIPO para ensino do princípio de funcionamento de um computador por meio de linguagem de máquina (codificação do exemplo do Computador a Papel)
  • Simulador do computador hipotético HIPO (em português). Acione aqui para carregar o (fazer o download do) simulador (48 Kb).
  • Artigo Algoritmos e sua análise - uma introdução didática com atividades práticas (118Kb de texto + 69Kb de figuras). O cap. 5 tem uma nova versão, apresentando um método mais simples e ilustrativo.

Um comentário:

  1. MUITO BOM PROFESSOR, ESTOU APRENDENDO ALGORITMOS ESTUDANDO EM CASA SOZINHO E SÃO INICIATIVAS COM AS SUAS, QUE ME FAZEM TER A CERTEZA DE Q POSSO APRENDER. PLANEJO NO TEMPO MAIS BREVE POSSIVEL MINHA ENTRADA EM UM CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO, POIS NA MINHA CIDADE NÃO TEM AINDA O CURSO DE CIENCIAS DA COMPUTAÇÃO, VALEU MUITO BOM;

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário! Não uso verificação de palavras.